Quatro Rodas

C-HR Hybrid Exclusive + Pack Luxury

O crossover compacto da Toyota, com o seu design ousado, é o veículo em análise nesta edição da Minha.

A marca entregou-nos as chaves da versão C-HR Hybrid Exclusive + Pack Luxury, avaliada em 34 340€. Possui a já conhecida e bem sucedida motorização híbrida 1.8 com 122cv de transmissão variável contínua do Prius. O CO2 emitido por este motor anda na casa dos 86g/km.

O carro marca-nos pelo seu design futurista e polarizador. Segue a tendência que tinha sido já proposta na última atualização do Prius e que mostra que a marca se quer distanciar dos looks menos atrativos do passado.

O interior mostra cuidado com os acabamentos e escolha de materiais. Tem um padrão em formato diamante que se vai repetindo em pequenos pormenores, desde o forro do tecto ao suporte para copos, e até nos botões do A/C na consola principal, onde está fixado um ecrã de 8′. Apesar da pouca resolução, foi simples navegar em todas as funções e encontrar o que se pretendeu em cada momento. Para quem gosta de estatísticas, os menus estão repletos de informação sobre os consumos energéticos e o comportamento do carro. Tem até um gráfico com a força G durante a viagem!

O habitáculo na parte da frente é generoso e iluminado, oferecendo boa visibilidade para os lados e para a frente. Contrasta com uma maior escuridão que existe na parte de trás, que em muito se deve às pequenas janelas e vidro traseiro. Essa falta de visibilidade nesta unidade é compensada com uma boa câmara traseira que permite estacionar este carro com facilidade, mesmo em espaços pequenos.

Ainda neste âmbito, é de assinalar que o espaço é generoso para quem vai à frente e suficiente para quem vai atrás. A mala possui 377 litros de capacidade.

Conduzindo o carro pela cidade percebe-se facilmente que é este o seu terreno de eleição. Tem uma direção muito precisa que nos permite colocar o carro onde pretendemos e que em muito é ajudada pela excelente suspensão que lhe dá um centro de gravidade baixo. Por vezes nem parece que estamos a conduzir um carro tão alto! Com algum esforço do condutor conseguimos obter excelentes consumos.

Quando saímos da cidade e começamos a puxar um pouco mais pelo motor começamos a sentir as limitações desta motorização: conseguimos perceber as resistências do motor sempre que queremos um pouco mais dele.

Esta é, efetivamente, uma proposta muito interessante da Toyota e que é diferenciadora face às aborrecidas propostas da concorrência nesta gama. O nível de sofisticação, extras, segurança e cuidado que a marca colocou neste modelo apenas nos faz ter a certeza que merecia ter recebido uma motorização mais potente.

Pedro Morais
Twitter: @fpvmorais 

Deixar comentário