Brincar

6 desportos, 6 valores para crianças

Num mundo pautado pelos ecrãs, obesidade infantil e doenças como a hipertensão ou diabetes, torna-se cada vez mais urgente proporcionar às nossas crianças algum tempo para fugirem do sedentarismo e encontrarem algum equilíbrio. O desporto é uma óptima forma não só para cuidarem do corpo, mas também para adquirirem alguns valores que lhes serão muito úteis em diversas fases da vida. Deixamos algumas sugestões, mas há muitas outras ofertas: o que importa é participar!

Artes Marciais

Se nunca equacionou a possibilidade de os seus filhos praticarem uma arte marcial como o Judo, Karaté ou Taekwondo por ter receio da agressividade destas modalidades, saiba que elas incentivam a defesa e não o ataque. As crianças são encorajadas a refletir e as técnicas aprendidas apenas são utilizadas fora do tapete como auto-defesa e só como último recurso.

Valor: Multiculturalismo

As artes marciais são para todos os gostos e carteiras, por isso haverá sempre a possibilidade de o seu filho partilhar o espaço com crianças oriundas de diferentes ambientes económicos e culturais. Isto irá ajudá-lo a perceber que somos todos iguais, independentemente da cor da pele ou dinheiro que temos. Além disso, grande parte das artes marciais nasceu em países muito diferentes do nosso, com estilos de vida diversos: a criança irá aprender as origens da modalidade e facilmente irá perceber que não estamos sozinhos no mundo.

Onde?

Clube Karate Wado (Braga)
A Fábrica: Sala de Artes Marciais (Guimarães)
Ninjutsu (Barcelos)

 

Dança

Se há uns anos apenas se falava em ballet para as crianças, hoje em dia a oferta neste campo é variada: dança contemporânea, danças de salão, hip-hop, é só escolher! A dança e os movimentos a executar ajudam as crianças a serem mais disciplinadas e coordenadas, estimulando a criatividade, a concentração e a noção de corpo e espaço.


Valor: Empenho

Nada cai do céu e os bons resultados só se conseguem com muito trabalho e dedicação. Facilmente as crianças percebem que apenas com muito treino e empenho podem dominar aquele movimento na perfeição, esforçando-se assim para atingir esse objetivo.

Onde?

Braga Dança (Braga)
Academia Gindança (Famalicão)
Companhia Dança 77 (Póvoa de Lanhoso)

Natação

Se tem medo às amigdalites e otites, fique com esta certeza: quanto maior exposição as crianças tiverem a determinado meio, mais facilmente criam defesas em relação a ele. Não deixe de pôr o seu filho na natação: é um desporto extremamente completo, que trabalha igualmente todos os grupos musculares, e que ainda trabalha uma boa postura corporal, flexibilidade e equilíbrio.

Valor: Amizade 

A natação é geralmente praticada com outros pares, o que permite às crianças fazer novos amigos fora do contexto escolar. A probabilidade de fazerem amigos com os mesmos interesses é enorme! O convívio pode ajudar também ao incentivo mútuo para fazerem mais e melhor a cada aula, com imensos jogos e técnicas a descobrir.

Onde?

SC Braga (Braga)
Vitória Sport Clube (Guimarães)
Esposende 2000 (Esposende)

 

Futebol

Qualquer desporto coletivo tem os seus prós e contras: se o espírito competitivo pode começar a falar demasiado alto, a verdade é que modalidades como o futebol, vólei ou andebol ajudam as crianças a saber trabalhar em equipa, a respeitar regras e adversários, melhorando valores como a compreensão e respeito pelos outros.

Valor: Aceitação

Nunca é fácil perder, mas aceitar uma derrota é algo imprescindível para toda a vida. Os momentos de crise vão sempre existir e, quanto mais cedo as crianças tiverem essa noção, melhor. O importante é mesmo jogar, tentar ou praticar: a derrota não é sinónimo de fracasso, é apenas uma consequência da modalidade. Para além disso, perder uma vez por outra ajuda as crianças a um maior empenho e melhoria das suas capacidades.

Onde?

Benfica Escola de Futebol (Braga)
FC Famalicão (Famalicão)
Alcaides de Faria (Barcelos)

 

Rope-Skipping

Esta modalidade super económica tem ganho cada vez mais praticantes e não é ao acaso: junta saltos, acrobacias e música, tornando o Rope-Skipping uma modalidade muito divertida. Há vários estilos possíveis, desde a corda individual às duas cordas, em que se testam competências como a velocidade, resistência ou potência.

Valor: Cooperação

Este desporto ensina às crianças que alguns objetivos só podem ser alcançados quando todos os intervenientes trabalham de igual forma para um projeto comum. Mesmo que a prova seja com corda individual, o saltador sabe que depende também daqueles que manuseiam a corda. O Rope-Skipping ensina-os a trabalhar com os outros e a saber pedir ajuda quando necessário.

Onde?

Colégio João Paulo II (Braga)
Tempo Livre (Guimarães)
Clube Rope Skipping das Taipas (Caldas das Taipas)

 

Crossfit

Esta é outra modalidade com cada vez mais adeptos e que se tem popularizado um pouco por todo o mundo pela sua complexidade: trabalha todos os grupos musculares, é variada – com conjuntos de exercícios diferentes a cada aula – e é capaz de aumentar em muito a resistência dos seus participantes. Se tem receio desta novidade, saiba que as aulas apenas podem ser ministradas com um coach certificado, capaz de prevenir lesões nos seus alunos. Esta modalidade não tem limite de idades, sendo que os exercícios e respetiva dificuldade são adaptados à faixa etária do praticante.

Valor: Respeito

Apesar dos desafios serem geralmente individuais, o Crossfit faz as crianças reconhecerem que é fundamental apoiarem os colegas nos momentos menos bons. No final de um exercício é bastante comum as crianças ficarem a incentivar e puxar pelas que ainda não o concluíram. Isto ensina-as a não usar a tristeza das outras para fortalecimento pessoal, até porque no próximo desafio os lugares da tabela poderão inverter-se completamente.

Onde?

Bracara Crossfit (Braga)
Crossfit Famalicão (Famalicão)
Alcaides Crossfit (Barcelos)

Deixar comentário