Opinião

Até quando vais adiar os teus sonhos?

Cátia Veloso Abreu tem 31 anos e é natural de Braga. Enfermeira de profissão, trabalha muitas vezes por turnos, mas não deixa que os horários condicionem um estilo de vida saudável. As marmitas e o exercício são aliados do dia a dia. A Instagrammer mostra-nos como é possível conciliar tudo com uma palavra-chave: organização!

 

Na sociedade atual como é ser mulher, dona de casa, independente, gerir uma vida social, dois empregos e uma rotina de treinos diários e alimentação saudável?

Algo nada fácil, que exige muita dedicação! 

Acredito que o segredo para manter este lifestyle é a organização. Claro que implica passar folgas a preparar refeições para a semana, tratar da casa, da roupa, ir ao supermercado, etc.. É uma forma de garantir que todas as refeições estão asseguradas e de me poupar tempo, que durante dias corridos de trabalho e turnos é escasso! Uma forma de manter o foco, de não ir almoçar ou jantar fora, pois mesmo comendo de forma saudável acarreta uma maior despesa financeira. É uma forma de me dar mais “liberdade” nos outros dias.

Não me imaginava a chegar a casa depois de doze horas de trabalho e ainda ter que cozinhar: muito possivelmente iria comer o primeiro snack do armário. Foi a forma que encontrei para gerir melhor o meu dia e o meu tempo e que me permite manter este estilo de vida.

Quanto aos treinos, esses são diários, numa média de 5/6 vezes por semana, ajustados consoante o horário de trabalho, às vezes às 7h00, outras vezes às 13h00, outras às 21h00. Na minha cabeça o importante é não falhar, porque estarei a falhar acima de tudo comigo mesma. Aquela hora em que desligo do mundo, coloco a música e em que não existe mais nada, apenas eu e os pesos e a vontade de fazer sempre melhor, chega a ser mais do que um compromisso!

Se é cansativo e desgastante? Muito, muito mesmo, mas sou movida pela maior das forças do universo: a paixão, paixão por este estilo de vida, paixão pelo desporto. Acredito que, quando amamos o que fazemos, tudo se torna mais fácil, nada é um sacrifício.

Um estilo de vida saudável traduz-se essencialmente em saúde e, num mundo onde a obesidade (e todas as doenças a ela associadas) ganha cada vez mais terreno, cabe-nos a todos nós marcar a diferença: por ti, pela tua família, pelos teus filhos! 

Qual é o exemplo que queres deixar no mundo!?

A mudança implica sempre medo e capacidade de adaptação que concretize o desejo de transformação. Não acontecerá de um dia para o outro e muito provavelmente nem em 21 dias.

Não esperes por aquele belo dia em que estás deitado no sofá e do nada surge uma tremenda vontade de correr ao ar livre, isso nunca vai acontecer! 

Não esperes pela vontade porque ela nunca chegará: é a velha lei da inércia, um corpo em repouso irá manter-se em repouso.

Se vai ser fácil? Nada, e arrisco a dizer até que haverá muitos dias em que te vais pergunta se realmente vale a pena. Tudo leva o seu tempo e só tu terás a capacidade de transformar uma ação num hábito. Mas a recompensa é sem dúvida incrível e faz valer cada gota de suor! 

Começamos um novo ano em que cada um de nós fez mil resoluções para este novo ano, resoluções essas que possivelmente já vieram de anos anteriores. Já te perguntaste a ti mesmo até quando vais continuar a adiar? Até quando vais passar a vida a querer e a não fazer nada para isso? 

Até quando vais adiar os teus sonhos!?

Cátia Veloso Abreu

 Instagram: @catiavelosoabreu 
 Facebook: @CatiaVelosoAbreu7

Deixar comentário