Beleza

Tudo sobre contorno

O contorno de rosto sempre existiu no mundo da maquilhagem profissional e, nos últimos tempos, este pequeno truque passou a ser do interesse de todas as mulheres, quer seja para iluminar ou “esconder” partes do rosto.

Esta técnica é a melhor aliada para criar contraste de luz e sombra na maquilhagem de forma a criar o desejado efeito de “profundidade”. Embora sejam precisos alguns truques para elaborar um contorno correto, com alguma prática e produtos adequados conseguimos um efeito perfeito.

 

Onde fazer o contorno?

O ponto principal onde fazemos o contorno é entre o maxilar e a maça do rosto. Não importa se o seu rosto é redondo, quadrado, ou oval: vai ser sempre esta a zona mais adequada para dar o realce indicado, independentemente da sua forma.

Os restantes pontos de contorno são na linha do crescimento do cabelo, queixo e nas laterais do nariz. 

 

Cuidado com as luzes

O local onde costuma aplicar a maquilhagem deve ser iluminado, de preferência com luz natural. É com base na luz que vai dosear a intensidade do produto a aplicar.

Para uma maquilhagem de dia a dia, deve optar por um contorno mais claro, para uma maquilhagem de noite pode intensificar o contorno.

Qual o melhor produto?

Pode encontrar este produto em variadas formas. No caso de pretender um efeito mais marcante, opte pelo contorno em creme, se procura um toque mais leve e suave deve optar pelo contorno em pó.

 

Qual é a cor ideal?

Para fazer o contorno deve escolher dois tons acima do seu tom.

Não deve utilizar tons muito quentes (alaranjado) para peles muito claras, nem muito frios para peles mais escuras.

O grande aliado para criar diferentes contrastes é o corretor. Deve optar por um corretor dois tons mais claro que o seu para um efeito mais marcante, ou do mesmo tom se preferir um aspeto natural.

 

Iluminador

O iluminador é um produto chave na hora de iluminar. Deve aplicá-lo nos pontos que quer evidenciar. 

Os mais usuais são: por baixo da sobrancelha, canto interno do olho, acima da maçã do rosto, linha do lábio superior e nariz. Peles morenas: deve utilizar tons dourados. Peles negras: deve optar por tons rosados. Peles claras: escolha tons champanhe e pêssego. 

 

Contorno ideal para cada tipo de rosto

Rosto Oval

São considerados pelos maquilhadores os mais fáceis de contornar, já que precisam de poucos truques e correções. Com linhas totalmente arredondadas, são principalmente caracterizados por serem subtilmente mais largos nas maçãs do rosto do que na parte do queixo e do maxilar. Dica: utilizar corretor mais escuro para escurecer as maçãs do rosto e iluminar a área abaixo dos olhos, cana do nariz, queixo e a zona central da testa.

Rosto Quadrado

Os rostos deste formato podem ser identificados pela fisionomia larga e marcante, com o maxilar amplo.  Para este tipo de rosto pode haver duas variantes: há os mais largos, em que a linha do queixo acompanha a linha do maxilar, e os mais compridos, que lembram um retângulo. Dica: para suavizar as linhas muito retas deste formato e criar uma aparência mais delicada deve escurecer as laterais da testa, maçãs do rosto e maxilar.

Rosto Triangular 

Este tipo de formato lembra a figura geométrica triangular, ou seja, a parte de cima do rosto é mais larga do que a parte de baixo. Dica: para um efeito harmonioso deve iluminar a zona do queixo, cana do nariz e o ponto acima das maçãs do rosto e deve escurecer a linha do crescimento do cabelo e maxilar.

Deixe um comentário