Notícias

“Vamos Escrever o Mundo… Sem Plástico”

É o que o Projecto Da_Vide está a tentar fazer: escrever o mundo sem plástico aumentando a utilização de esferográficas biodegradáveis desenvolvidas a partir de resíduos de videiras do Douro.

“Relativamente à Região do Douro, onde iniciamos este projeto há 7 anos, são cerca de 200 mil toneladas de CO2 que são emitidas, todos os anos, pela queima ou decomposição destes resíduos. O equivalente a 100 mil automóveis a circular durante um ano. A nível nacional, só no setor vitivinícola, estamos a falar em um milhão de toneladas de CO2!”, adianta o fundador do projeto, Pedro Teixeira.

O lançamento oficial do movimento “Vamos escrever o mundo… Sem plástico” foi ontem na Enoteca Quinta da Avessada, em Favaios, concelho de Alijó, mas Pedro Teixeira já adiantou que a iniciativa se irá repercutir noutras instituições nos próximos dias.

Ao longo dos últimos anos o Projecto Da_Vide desenvolveu várias aplicações para os resíduos em questão, produzindo com eles papel, tintas, artesanato, biocompósitos diversos e mobiliário auto-energético, entre outros.

Deixar comentário