Dia da mãe
Efeméride

O Dia da Mãe à volta do Mundo

No dia 5 de maio assinala-se o Dia da Mãe. 

Em Portugal, a efeméride é sempre comemorada no primeiro domingo deste mês. Durante muito tempo, o dia escolhido para a celebração foi o 8 de dezembro, que coincide com o Dia da Imaculada Conceição. Ainda antes do 25 de abril de 1974, a Conferência Episcopal Portuguesa solicitou à Mocidade Portuguesa Feminina a alteração da data de comemoração da efeméride. O Dia da Mãe transitou assim para maio — visto tratar-se do mês de Maria –, sendo a princípio celebrado no último domingo. Visto coincidir muitas vezes com outras festas litúrgicas, a data voltou a ser alterada, recebendo então a configuração que ainda hoje conhecemos.

Reino Unido

A tradição diz que no quarto domingo da Quaresma, no Reino Unido, os filhos oferecem à mãe um cestinho em que se inclui um bolo denominado “Simnel”. Também é comum as crianças levarem o pequeno almoço à cama da mãe… que tem de o comer, por muito queimadas que estejam as torradas!

Japão

O Dia da Mãe no Japão acontece no segundo domingo de maio. É comum as mães receberem cravos – preferencialmente vermelhos – que representam uma força gentil que as mães possuem. As crianças cumprimentam suas mães dizendo “Haha-no-oi” e mimam-nas todo o dia, colaborando mais ativamente nas tarefas domésticas. Durante a II Guerra Mundial, as celebrações do Dia no Japão foram interrompidas. Quando a Guerra terminou, o feriado voltou a ser instaurado.

Peru

Também na mesma altura é celebrado o Dia da Mãe no Peru, país com uma das tradições mais invulgares à volta do dia. Os peruanos juntam-se nos cemitérios para honrarem as mães já falecidas. À porta do cemitério há imensos vendedores com balões, flores e corações que dizem “Feliz Dia Mama”. O ambiente é acolhedor e sereno.

França

Em França o dia é conhecido como “Fete des Mères”. A celebração só foi oficializada em 1950, mas foi originalmente declarada como um feriado por Napoleão. Geralmente assinala-se o Dia da Mãe no último domingo de maio mas, se coincidir com o Pentecostes, a festa transita para o primeiro domingo de junho.

Panamá

O Dia da Mãe no Panamá é um feriado nacional, uma data muito querida e venerada pelo povo, na qual todas as mulheres e mães do país são homenageadas. O Dia foi celebrado pela primeira vez a 11 de maio de 1924, por iniciativa do Rotary Club, e foi declarado como feriado nacional por meio de um decreto aprovado pelo então presidente Belisario Porras. As escolas e instituições públicas organizam vários eventos neste dia para honrarem as mães.

Balcãs

Na antiga Jugoslávia acontece outra tradição invulgar. Logo pela manhã, as crianças dirigem-se ao quarto dos pais, tomam a cama de assalto e… atam a mãe! Sim, leu bem: atam-na e só a podem desatar quando a mãe prometer presentear os filhos mal tenha as mãos livres. A brincadeira garante muitos sorrisos e gargalhadas.

Deixar comentário