Pensamento

Albert Einstein

“Além das aptidões e das qualidades herdadas, é a tradição que faz de nós aquilo que somos.”

Albert Einstein nasceu em Ulm, em Württemberg, na Alemanha, a 14 de março de 1879. Ainda em criança, mudou-se com a família para a Suíça, onde prosseguiu os estudos. Em 1901, ano em que se formou, adquiriu a cidadania suíça. Não conseguindo a princípio arranjar emprego como professor, aceitou um cargo de assistente técnico no Escritório de Patentes da Suíça. Em 1905 concluiu o doutoramento.

Depois da Segunda Guerra Mundial, a reputação de Einstein era de tal ordem que lhe chegou a ser oferecida a Presidência do Estado de Israel, que recusou. Dono de uma estratégia muito própria, tinha uma forma única de visualizar e compreender os problemas relacionados com a Física. No entanto, considerou sempre as suas descobertas como meras etapas do avanço inevitável da ciência.

Albert Einstein foi agraciado com doutoramentos honorários em ciências, medicina e filosofia de muitas universidades europeias e americanas. Ganhou inúmeros prémios pelo seu trabalho, incluindo o Nobel da Física em 1921 que, curiosamente, não se deveu à sua Teoria da Relatividade, mas sim aos estudos sobre o efeito fotoelétrico.

Einstein casou por duas vezes, tendo três filhos. Faleceu a 18 de abril de 1955 em Princeton, nos Estados Unidos.

Deixe um comentário