Notícias

Balões virtuais: 100% seguros, 100% divertidos

Com ou sem proibições, lançar balões de ar quente é perigoso. É uma tradição bonita, o céu escuro inunda-se com pequenos pontos de luz e o efeito visual conquista–nos. A largada de balões pode, no entanto, trazer sérias consequências para a vida animal e vegetação. Os animais podem ficar presos – e mesmo feridos! – nas armações do balão e o risco de incêndio é elevado.

Foi a pensar em todos esses problemas que a Massfar, uma empresa brasileira de realidade aumentada, criou em conjunto com a Euro2 uma aplicação que permite às pessoas lançar balões… de forma virtual.

Porto, Lisboa e Sintra têm disponível um postal dedicado aos seus Santos populares que, com a ajuda do telemóvel, facilmente se torna num mundo de festa. O método é simples: basta descarregar a aplicação Zappar e apontar a câmara do smarphone para o postal. 

Numa questão de minutos está no centro da festa: há manjericos e martelos, pode tirar fotografias com elementos da época e lançar o seu balão personalizado. Ainda por cima pode registar esse momento para a posteridade, já que é possível tirar fotografias no próprio local da festa!

“Em 2017, Portugal sofreu com grandes incêndios que resultaram na morte de dezenas de pessoas. Após os trágicos acontecimentos, uma medida responsável por parte das autoridades do país decidiu proibir a população de soltar balões, uma prática sempre muito apreciada pelos portugueses e que durante muitos anos abrilhantavam as tão esperadas festas juninas. O CEO da Massfar, Mário Faria, teve então a ideia de trazer essa tradição de volta de uma maneira segura e inovadora: fazendo o uso da Realidade Aumentada”, afirma a Massfar na sua página.

Os postais são distribuídos gratuitamente a moradores e turistas em pontos de apoio ao turismo, hotéis e nos aeroportos de Lisboa e Porto.

www.massfar.com
Zappar, disponível em Android e IOS

Deixe um comentário