Nutrição

Festas… em linha!

Chegam as festas, os arraiais e os bailaricos… e também as bifanas, a broa, as sardinhas e a cerveja fresquinha. Não vai deixar de comer os petiscos tradicionais por estar de dieta, pois não? Mesmo com a melhor tradição à mesa, é possível fazer uma refeição saudável e equilibrada. É sobretudo uma questão de escolhas e… moderação!

Sardinha

É um peixe gordo, rico em proteína, ómega-3 e uma importante fonte de cálcio! Saudável e nutritivo, é recheado de selénio, fósforo e vitamina D. Estes nutrientes podem ajudar a reduzir o risco de doenças cardiovasculares e de Alzheimer, sabia? A sardinha é também um peixe ótimo para as mulheres, já que constitui uma boa fonte de zinco e cobre, necessários para a formação de hemoglobina e de colagénio, uma das substâncias mais importantes para o funcionamento adequado da pele. Cem gramas de sardinhas contêm, em média, cerca de 208 kcal, cerca de 24,6 g de proteínas e 11,5 g de gordura.

Salada

Em casa ou no restaurante, uma salada a acompanhar as sardinhas sabe sempre bem. Opte por uma salada com alface e tomate, preferencialmente sem temperos, para conseguir dosear adequadamente os seus molhos preferidos. Os amantes de pimentos também podem estar tranquilos, já que estes são cheios de benefícios.

Pimento verde: rico em vitaminas do complexo B e minerais como o potássio, o fósforo, o magnésio e o cálcio. Contém flavonóides (antioxidantes).

Pimento vermelho: muito rico em antioxidantes, tal como os frutos vermelhos. Apresenta grandes quantidades de vitamina C e E, de betacaroteno e de ácido ascórbico.

Pimento amarelo: é o pimento com mais vitamina C de todos. Cada 100g representa 200% da dose diária recomendada desta vitamina!

Batatas

Crescemos habituados a ouvir dizer que as batatas engordam. Verdade ou mito? Como já explicamos, em primeiro lugar está a moderação. Nenhum alimento vai fazê-lo engordar se consumido em quantidades moderadas. No caso das batatas, cozidas ou assadas com casca contêm aproximadamente 85 calorias por 100 gramas. Ou seja, preferencialmente devem ser consumidas de uma destas duas formas. Se forem fritas em casa, o ideal é utilizar um óleo virgem; fora de casa são para evitar, já que a tendência é para o abuso de óleo e sal. As batatas são particularmente ricas em vitamina C e outras do complexo B, como a B1, a B3 e a B6.

O copo não é o inimigo

Já sabemos que o melhor é ficar pela água, mas se lhe apetece uma bebida alcoólica, temos algumas coisas para lhe explicar. O copo não é um alvo a abater, sobretudo se for apenas um! Não tem de se privar da sua bebida preferida, seja ela qual for, mas a moderação deve imperar por todas as razões e mais algumas, sobretudo quando falamos de saúde. Prefira um copo de vinho tinto – rico em antioxidantes que favorecem a saúde cardíaca – ou uma cerveja fresquinha, com um teor alcólico moderado em comparação a outras bebidas. Evite as bebidas destiladas, sobretudo quando misturadas com outros ingredientes como as caipirinhas, sangrias, ou mojitos: são recheadas de açúcar e álcool, uma bomba calórica para o organismo.

Deixe um comentário