Editorial

Ó tempo, volta para trás!

Sempre gostei das festas de São João. Lembro-me de ser bastante pequena e insistir com os meus pais para irmos à “noitada”. Queria comprar um martelinho e bater na cabeça das outras pessoas, claro. Ainda esperei alguns anos por esse momento, já que os meus pais não me quiseram levar demasiado pequena para o meio da confusão. Tenho vagas memórias dessa primeira “noitada”, em que andei às cavalitas do meu irmão. São vagas, mas felizes.

Todos os anos, sempre que se aproxima esta altura, sou transportada até à minha infância. O cheiro a manjerico, as febras e sardinhas, as barraquinhas, as farturas, os divertimentos… são coisas que me deixam nostálgica e feliz. Hoje em dia já não aprecio exatamente as mesmas coisas, mas gosto de as sentir: sabem-me a conforto, a meninice, a despreocupação.

As festas na cidade de Braga têm evoluído cada vez mais e para melhor. Há eventos para todos os gostos e animação garantida. Esta alegria estende-se a todo o distrito, com muitas tradições a serem recuperadas e novos rituais a ganhar forma.

Neste São João, São Pedro ou Santo António, divirta–se e celebre a amizade, união e família. Seja criança outra vez. Dê gargalhadas, muna-se de um martelo, cuide do seu manjerico. Este mês falamos dos três Santos populares, de festa e tradição. Não esquecemos outros eventos a acontecer, ensinamos a fazer sardinhas panadas e até temos alternativas para quem deseja fugir aos festejos!

Os nossos parabéns ao Frei Márcio Carreira, vencedor do nosso concurso de quadras, e muito obrigada a todos os participantes. Bom São João! Bom São Pedro! Bom Santo António!

Flávia Barbosa

Deixar comentário