Notícias

Voluntários de Norte a Sul

Em fevereiro já lhe tínhamos apresentado alguns sítios onde pode fazer voluntariado. Neste mês em que falamos de solidariedade, mostramos-lhe mais alguns, com a certeza de que estas sugestões nunca são demais. De norte a sul do país, não faltam pessoas a precisar da sua ajuda!

Nuvem Vitória

A pensar nos mais pequenos, a Associação Nuvem Vitória nasceu em 2016 com o objetivo de contar histórias de embalar a crianças internadas em hospitais ou outras instituições que acabam por as privar do seu ambiente familiar. Os voluntários levam a cada criança magia, alegria e carinho, indispensáveis a uma boa noite de sono. Se adora ler e contar histórias, tem mais de 21 anos e algumas noites livres por mês para fazer sorrir uma criança, este projeto é para si. Vitória, vitória, vamos contar uma história?

Associação Nuvem Vitória
www.nuvemvitoria.pt
nuvemvitoria@nuvemvitoria.pt

Missão Ocua

A  Arquidiocese de Braga tem mais uma paróquia que vai muito para além dos limites geográficos que já conhecemos: trata-se de Santa Cecília de Ocua, em Pemba, Moçambique. Em termos de estruturas, os habitantes de Ocua têm muitas necessidades: grande parte das crianças não ia à escola e bens essenciais como o leite são escassos. A zona é constantemente afetada por grandes secas e os cuidados de saúde locais são praticamente inexistentes. Todos os anos a Arquidiocese envia uma equipa missionária para Ocua, o que significa que todos os anos são precisos voluntários nas mais variadas áreas, seja para ajudar na construção de estruturas ou prestar cuidados essenciais a qualquer ser humano. O seu talento, seja ele qual for, é importante e crucial aqui!

Centro Missionário da Arquidiocese de Braga
centromissionario@arquidiocese-braga.pt

Pista Mágica

A boa vontade é muito, mas não é tudo. Há muitos aspetos a trabalhar, informação a conhecer e normas a cumprir se quer ser um bom voluntário, independentemente da sua área de atuação. Dizem que o saber não ocupa lugar, não é verdade? Foi precisamente a pensar nisso que em 2008 a jovem e sonhadora Sónia Fernandes fundou a “Pista Mágica”, uma escola de voluntariado que oferece serviços de consultadoria e capacitação de voluntários em várias áreas do saber. Se não sabe por onde começar, este é um bom sítio!

Centro Cultural Rio Tinto 
Rua da Boavista,
4435-354 Rio Tinto
966 355 514

info@pista-magica.pt
projetos@pista-magica.pt

Cruz Vermelha Portuguesa

É uma instituição que dispensa grandes apresentações e, das que apresentamos, a mais abrangente e com maior número de estruturas locais. Aqui há lugar para todos, desde os mais jovens aos mais velhinhos, e há sempre trabalho a fazer, seja a meio ou tempo inteiro. Minorias étnicas, pessoas com comportamentos aditivos, pessoas sem-abrigo, a necessitar de cuidados de saúde… o leque de destinatários parece não ter fim. A CVP apresenta de forma resumida a sua missão e não deixa margem para dúvidas: o objetivo é prevenir e diminuir o sofrimento humano. Estão à sua espera!

Braga
Avenida 31 de Janeiro, n.º 317
253 208 870
dbraga@cruzvermelha.org.pt

Penafiel
Rua O Penafidelense, n.º 43
255 213 757
dpenafiel@cruzvermelha.org.pt

Guimarães
Rua Camilo Castelo Branco, n.º 1 R/C
253 412 522
dguimaraes@cruzvermelha.org.pt

Porto
Rua Nossa Sra. Fátima, n.º 106 a 138
226 006 353
dporto@cruzvermelha.org.pt

Lisboa
Rua da Guiné, n.º 10
219 404 990
chlisboa.diretora@cruzvermelha.org.pt

Refood

A Re-food é uma organização 100% voluntária, sem fins lucrativos, que trabalha com dois grandes objetivos em mente: reduzir desperdício e eliminar a fome. Centenas de voluntários trabalham todos os dias incansavelmente na recolha e organização de refeições que são depois doadas a quem mais precisa. A Re-food em Portugal conta com núcleos no Algarve, Beira Interior, Beira Litoral, Lisboa, Minho e Trás-os-Montes, Porto, Ribatejo, Sul do Tejo e Zona Oeste. Quer isto dizer que facilmente encontra um núcleo perto de si e a precisar de voluntários. Nem precisa de dar muito do seu tempo: se todos dermos um bocadinho, a organização consegue chegar a mais pessoas.

Braga
Avenida Artur Soares, n.º 358
913582222
refood.braga@gmail.com

Viana do Castelo
Avenida General Humberto Delgado, n.º 262
917750042
refoodviana.voluntarios@gmail.com

Vila Nova de Famalicão
Rua da Estação, n.º 242, Pavilhão 9
919205689
refoodvnfvoluntarios@gmail.com

Foz do Douro
Rua Burgal de Baixo, s/n
932264747
fozdodouro.refood.voluntarios@gmail.com

Maia
Rua Ponte das Cabras, Pátio do Almorode, n.º 91
916122533
refood.maiacentro@gmail.com

Recados & Companhia

Este é um projeto que aproxima os mais novos dos mais idosos: os voluntários são jovens com idades entre os 16 e os 30 anos que irão apoiar pessoas com mais de 65 anos em pequenas tarefas como idas ao médico, às compras ou um simples passeio. O objetivo do “Recados e Companhia” é diminuir o isolamento da população mais idosa. O projeto do Instituto Português do Desporto e Juventude tem tanto sucesso que já está disponível em vários concelhos.

IPDJ Norte
Rua Rodrigues Lobo, n.º 98
Porto | PORTUGAL
226 085 702|19
mailporto@ipdj.pt

IPDJ Centro
Rua Pedro Monteiro, n.º 73
Coimbra | PORTUGAL
239 790 600
mailcoimbra@ipdj.pt

IPDJ Lisboa e Vale do Tejo
Rua de Moscavide, lote 47101
Lisboa | PORTUGAL
218 920 800
maillisboa@ipdj.pt

Concelhos aderentes
Amadora
Lisboa
Setúbal
Coimbra
Porto
Bragança
Évora

Deixar comentário