Dicas Eco

Reduzir o desperdício alimentar

Precisa mesmo de comprar isso?

Todos nós gostamos de uma boa promoção, mas como já dissemos, não adianta comprar para depois estragar! Nem adianta ter a despesa cheia se, quando vamos a consumir alguma coisa, já está fora do prazo de validade. Faça listas de compras, esquematize também as suas refeições, certifique-se também que não está a fazer stock desnecessário de produtos e não caia em tentação com compras impulsivas.  

Atenção aos prazos!

Os prazos de validade não existem apenas para fazer feitio. Observe-os com atenção: será que consegue consumir os alimentos até à data indicada? Mais vale ir algumas vezes ao supermercado e consumir tudo aquilo que compra do que fazer menos viagens e acabar a deitar comida ao lixo. Outro aspeto a ter em conta: aprenda a distinguir entre a data limite de consumo e o prazo mínimo de duração do produto. Se o rótulo apresentar a inscrição “consumir até…”, deve respeitar escrupulosamente a data indicada para sua segurança; no caso de “consumir de preferência antes de…”, pode consumir o produto um pouco para além da data registada.

Reaproveite e seja criativo!

Fez comida a mais e não quer repetir? Não consumiu toda a fruta que comprou? Os iogurtes vão passar do prazo? A solução é simples: reaproveitar! O que resta de uma refeição pode servir para confecionar outra totalmente nova. Bifes de frango podem transformar-se num fantástico Frango à Brás, a fruta que descansa na fruteira pode servir para compotas ou doces, os iogurtes podem servir para fazer bolos ou panquecas. Se acha que
a sua criatividade não é muita, a Internet dá sempre uma ajudinha, já que é muito fácil pesquisar refeições por determinados ingredientes.

O congelador é nosso amigo

Às vezes a solução é tão simples quanto isto: tirar do frigorífico e colocar no congelador. Se vê que o prazo de validade se aproxima, opte por congelar a sua refeição. E quando planear a sua ementa semanal lembre-se de a incluir nessa lista. É só deixar a descongelar na noite anterior – ou selecionar a opção defrost no microondas
– e voilá!

Recipientes transparentes ajudam!

Fazemos-lhe uma sugestão simples: guarde  os seus alimentos em recipientes transparentes. Irá verificar que assim dificilmente alguma coisa fica “esquecida” no frigorífico: ao dar de caras com a comida de cada vez que o abre, mais facilmente é tentado a cozinhá-la. Já sabe que “o que os olhos não veem, o coração não sente”, por isso certifique-se que a sua comida irá “esbarrar” constantemente com o seu olhar. Escolha bons recipientes, herméticos: um correto armazenamento também prolonga a longevidade dos seus produtos.

Primeiro a entrar, primeiro a sair!

Uma operação que também nada tem de difícil: os primeiros produtos a entrar no seu frigorífico ou despensa têm de ser os primeiros a sair. Se comprou pacotes de leite, por exemplo, e ainda tinha alguns em casa, não os deixe no fundo da prateleira. Assim que arrumar as suas compras deixe a preguiça de lado e lembre-se de passar os produtos mais antigos para a frente dos outros!

Deixar comentário