© DR
Notícias

Braga adere ao programa Diabetes em Movimento

Com esta iniciativa gratuita, a diabetes tipo 2 já não vai representar um impedimento para aqueles cidadãos de Braga que gostam de fazer exercício, já que a partir de agora vão poder participar do programa “Diabetes em Movimento”. O projeto comunitário de exercício físico inicia este mês de outubro e prolonga-se até junho de 2020. Vai contar com três sessões semanais de exercício físico, com uma duração de 90 minutos, no Pavilhão Municipal de Lamaçães.

O projeto, que foi apresentado na passada terça-Feira, dia 2 de outubro, vai contar com professores de educação física e enfermeiros, que terão a tarefa de monitorizar os vários tipos de atividades de exercício fisico (aeróbio, resistido, de agilidade e equilíbrio e de flexibilidade) que poderão ser realizados pelos participantes durante as sessões semanais. Alem disso, o programa também conta com atividades de educação para a saúde e a cidadania.

Durante o decorrer deste evento, que faz parte de uma parceria entre o Município de Braga, o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Braga e a União de Freguesias Nogueira, Fraião e Lamaçães, os participantes vão ser acompanhados clinicamente através do controlo da glicemia capilar, da pressão arterial e da intensidade do esforço.

Esta iniciativa pretende proporcionar à população a prática de exercício físico recomendada pelas principais organizações científicas internacionais para o controlo da diabetes, como referiu a vice-presidente do Município de Braga, Sameiro Araújo.

Este tipo de intervenções comunitárias “são consideradas como um dos melhores investimentos do Município para promover a actividade física na população, permitindo envolver um número alargado de cidadãos, utilizando os recursos locais já existentes e potenciando ainda a sua interligação”, afirmou.

Deixar comentário