© Kirill Sharkovski
Tecnologia e Gadgets

Videojogos a não perder

Em plena Era Digital, é difícil não ouvir falar deles. Digitais, interessantes, cheios de história, aventura, drama e ação… de facto os videojogos vieram para ficar! Para os gamers, nada melhor do que sair da monotonia da vida quotidiana e mergulhar em novos mundos, conhecer novas culturas, derrotar monstros, ter super-poderes e ser o grande herói do dia! Atualmente, os games andam cada vez mais complexos e profundos: além de divertir, contam histórias emocionantes e exploram temas fortes e importantes da sociedade contemporânea! Que tal dar-lhes uma oportunidade? Confira as nossas sugestões!

The Elder Scrolls V: Skyrim

Um país frio, duro, habitado por um povo valente e no meio de uma guerra civil. Conheça Skyrim, o território explorado no quinto jogo da saga The Elder Scrolls. Maior clássico de videojogos existente, Skyrim foi lançado a 11 de novembro de 2011, tem uma legião de fãs e formou toda uma nova geração em RPGs de ação. Se já teve o desejo de experimentar a vida numa Idade Média fantástica, andar pelas ruas, entrar em tabernas, usar espadas, arcos e flechas, vestir uma indumentária típica e ter uma aventura épica, Skyrim é o seu lugar! Com a possibilidade de explorar um mundo aberto e personalizar a sua própria personagem, o jogador entra na pele do último Dovahkiin ou Dragonborn, herói que precisa de livrar as terras do norte da ameaça de Alduin, um dragão devorador de mundos. Além desta missão principal, o jogo conta com outras inúmeras aventuras, entre elas o envolvimento na Guerra Civil entre lealistas Imperiais e rebeldes Stormcloacks. Em busca de paz ou liberdade, o Dragonborn tem o livre arbítrio de escolher ser o herói ou vilão desta história. O jogo é altamente imersivo, com história, geografia, sociedade e religião bem desenvolvidas, tem um céu digno de apreciação e uma trilha sonora impecável! The Elder Scrolls V: Skyrim ganhou a maioria dos prémios Game of The Year de 2011, vendeu 30 milhões de cópias em todo o mundo e coleciona recordes. O jogo está disponível para todas as plataformas, possui versão remasterizada e três expansões.
A série terá continuação com The Elder Scrolls VI, prevista para a próxima geração de consolas. Até hoje, Skyrim é um dos jogos mais populares e queridos de todos os gamers adeptos de uma boa aventura!

The Last of Us

Jogo de aventura e sobrevivência, The Last of Us é marcado pela boa narrativa e jogabilidade. Lançado em 2013, o jogo segue a história de Joel, um homem com um passado conturbado, que precisa escoltar uma adolescente chamada Ellie no meio de uma América pós-apocalíptica repleta de Infetados. A surpresa deste jogo não é apenas o mundo e a sociedade em visível deterioração, mas sim a evolução do relacionamento das personagens e as suas histórias de vida. A emoção aliada à aventura torna a jornada mais intensa e os criadores preocuparam-se a sério com a demonstração de sentimentos, pois foram utilizados artistas verdadeiros para captar expressões faciais realistas. A trilha sonora também é um ponto positivo deste jogo, dando o toque final à trama bem elaborada e profunda. O ambiente também é muito bem construído, com uma iluminação digna de filmes cheios de suspense. Tendo em conta estas observações, são vários os motivos para The Last of Us ser um título adorado por muitos e considerado um dos melhores jogos eletrónicos existentes. Também recebeu a maioria dos prémios Game of the Year de 2013 e vendeu mais de 17 milhões de cópias em todo o mundo. A continuação de The Last of Us foi anunciada em 2016 e  aguardada pelos fãs com ansiedade.

The Witcher 3: Wild Hunt 

Obra de arte em forma de videojogo, The Witcher 3 é o desfecho merecido da saga inspirada nos livros do polonês Andrzej Sapkowski. Vivida num local chamado O Continente, o jogo conta a história de Geralt de Rívia, um mercenário mutante matador de monstros, membro de uma escola de guerreiros conhecida como Escola do Lobo. Geralt tem uma filha adotiva chamada Ciri e no meio dos seus trabalhos, intrigas na corte e muitas sub-tramas, precisa de salvar a menina da macabra Caçada Selvagem, grupo que pretende utilizar os poderes invulgares da menina para os seus propósitos nefastos. As possibilidades do jogo são imensas e, de acordo com as escolhas do jogador, o destino de Geralt e de todas as pessoas ao seu redor é alterado. Cuidadosamente desenvolvido, The Witcher 3 também possui um mapa grandioso e aberto, sendo possível explorar todos os locais, interagir com o ambiente e personagens não jogáveis. Com cerca de 200 horas de tempo de jogo, The Witcher 3 conta com duas expansões tão bem desenvolvidas que quase podem ser confundidas com novos jogos. Os diálogos são muito interessantes, ricos e divertidos, assim como as ações sociais, diversas. O jogo, além dos grandes momentos de ação, faz refletir e, num contexto de guerra e preconceito, perceber que num mundo repleto de seres nefastos, muitas vezes os humanos são os verdadeiros monstros. The Witcher 3 é o jogo com o maior número de prémios Game of the Year de sempre e vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo. A série parece ter chegado ao fim, mas o jogo pode receber notícias em breve, principalmente por causa do amor dos fãs pela personagem Ciri. Devido ao tremendo sucesso, a Netflix desenvolveu uma série adaptada a partir dos livros com lançamento previsto para o fim deste ano!

God of War

Oitavo título da famosa saga de jogos, God of War merece o seu lugar de destaque por saber reinventar-se sem perder a essência dos jogos anteriores. Desta vez passado numa adaptação da mitologia nórdica, Kratos, o guerreiro espartano e antigo Deus grego da Guerra, tem a companhia do seu filho, Atreus, na missão de levar as cinzas da sua esposa falecida ao pico mais alto dos nove reinos. Além dos belíssimos gráficos e a sensação de estar a interagir num grande filme, devido à filmagem contínua sem telas de carregamento, God of War traz uma jogabilidade fluida, com uma personagem que se torna cada vez mais poderosa a cada novo passo da história. A parceria e amor de pai e filho é muito emocionante e enriquecedora para a trama, onde assistimos a momentos de amizade e desentendimento com muita intensidade. É possível explorar os nove reinos da mitologia nórdica neste jogo e viver uma história lendária própria, interagindo com deuses. A trilha sonora contribui para as cenas dramáticas e é a cereja no topo do bolo de um grande título. God of War foi o grande vencedor dos Game of the Year de 2018 e teve mais de 10 milhões de unidades vendidas. Também tem em vista uma continuação, mas apenas para a próxima geração de consolas. 

O Mercado Gamer

Os videojogos tornaram-se uma das indústrias culturais que mais dinheiro move em todo o mundo, com valores acima dos grandes filmes de Hollywood. De acordo com pesquisas, só em 2019, o mercado mundial de videojogos deve gerar 137 biliões de euros em receitas. O destaque vai para jogos em dispositivos móveis, como telemóveis e tablets, com receita prevista de 61 biliões de euros para criadores e outros ativos deste mercado. Portugal ocupa a 38.ª posição entre os países que mais despendem em videojogos, com um gasto estimado de 261 milhões de euros em 2018 para jogos eletrónicos e derivados. Quanto ao público dos eSports, basta ver a adesão da Lisboa Games Week, com duas edições e mais de 100 mil visitantes.

É pró menino é prá menina

Pesquisas comprovam que os grandes fãs de videojogos ainda são rapazes dos 18 aos 34 anos. Porém, o público feminino – apesar de pouco expressivo em Portugal – ganha cada vez mais espaço, principalmente nas plataformas móveis. Em países como Estados Unidos da América e Brasil, as mulheres representam 58% das jogadoras ativas e esta tendência está a crescer. Também foi comprovado que a falta de participação feminina no mercado não se dá por falta de interesse na atividade, mas sim nos produtos focados apenas no público masculino. Atualmente, esta realidade está a modificar-se, com títulos interessantes, instintivos e claros. Ou seja, os videojogos não são apenas para crianças e nem para rapazes!

Deixar comentário