exercício-revista-minha
© Bruno Nascimento
Saúde

Doze meses, uma resolução

De acordo com a Direção-Geral da Saúde e segundo dados do Eurobarómetro publicados em janeiro de 2019, o número de portugueses com 15 ou mais anos que “raramente” ou “nunca praticou” exercício ou desporto aumentou nos últimos anos, passando de 66% em 2009 para 74% em 2017. Um número elevado e que, a cada começo de ano, é esperado diminuir, dada a tendência de ver o desporto incluído nas resoluções de ano novo. Nesta edição damos-lhe 12 motivos – um por cada mês do ano – para levar a sério essa resolução e ter uma vida mais ativa.

1. Previne e ajuda no tratamento de doenças psicológicas

Stress? Ansiedade? Depressão? O exercício ajuda, acredite. Várias pesquisas indicam que as pessoas que praticam desporto regularmente ficam menos expostas a algumas doenças do foro psicológico e resistem mais facilmente à pressão e ansiedade.

2. As hormonas da felicidade

Fazer exercício pode torná-lo numa pessoa mais feliz. Em primeiro lugar, porque o desporto potencia a libertação de endorfinas, conhecidas como as “hormonas na felicidade”. Em segundo, porque ao praticar desporto verá resultados – físicos e psicológicos – que trabalharão a sua alegria e satisfação de imediato.

3. Melhor autoestima

O motivo anterior está diretamente relacionado com este: uma prática regular de exercício faz maravilhas pela sua autoestima e autoconfiança. A sua imagem sai melhorada, começa a sentir-se melhor consigo mesmo, o que se traduz numa perspetiva mais positiva da vida. O atingir de objetivos também o fará acreditar que é capaz de fazer tudo aquilo a que se propõe, acredite.

4. Sociabilidade em alta

Se praticar exercício num ginásio ou academia, acabará, certamente, por interagir com outras pessoas com, pelo menos, uma paixão em comum consigo. Só o facto de a sua auto-confiança estar a ser trabalhada já facilita as relações interpessoais!

5. Um contágio positivo

Como já enunciamos, o facto de sentir que é capaz de ultrapassar determinados obstáculos e atingir vários objetivos desportivos vai ajudá-lo a pensar o mesmo sobre outras áreas da sua vida. Acredite que é contagiante: experimente aplicar-se noutras áreas – mesmo que tenha de sair da sua zona de conforto – como faz na prática desportiva e terá resultados maravilhosos.

6. Melhora a agilidade e resistência

Não é só a sua aparência que sai beneficiada: vai, com certeza, sentir-se mais ágil e resistente com uma prática de exercício regular. Cada vez vai custar menos subir escadas, dar um passeio mais demorado com a família ou carregar as compras até casa!

7. Ajuda a perder peso

Pois, as tão famosas calorias… Se o exercício físico for constante, é muito provável que assista a uma redução de peso. O desporto ajuda a prevenir a obesidade e previne diversos tipos de doenças cardiovasculares associadas ao excesso de peso.

8. Fortalece o esqueleto

Pode parecer brincadeira, mas não é. Praticar desporto pode ajudá-lo a manter e aumentar a sua massa óssea, reduzindo o risco de contrair osteoporose, por exemplo. Tal como os músculos, também os ossos se tornam mais fortes quando sujeitos a determinados estímulos por prolongado espaço de tempo.

9. Um aliado contra o cancro

Não é à toa que a Organização Mundial de Saúde recomenda uma prática diária de pelo menos trinta minutos de exercício diário. Já vários estudos que relacionam doenças cancerígenas e condições de saúde sugeriram que a prática regular de desporto reduz alguns tipos de cancro como o da mama ou próstata.

10. Reduz o risco de doenças cardíacas e cardiovasculares

A redução da pressão arterial, ou a diminuição do risco de vir a desenvolver hipertensão e diabetes são alguns efeitos da prática regular de desporto. Sabia que caminhar meia hora por dia reduz cerca de 18% o risco de ter uma doença arterial coronária?

11. Amigo da memória

Também já existem estudos que sugerem que a prática de desporto aumenta os níveis de algumas moléculas do cérebro essenciais para o raciocínio e memória. Falemos de crianças ou adultos, os resultados são os mesmos: quem pratica exercício regularmente tem maior probabilidade de se sair melhor em testes cognitivos.

12. Pode ajudar a melhorar a alimentação

Claro que este motivo depende muito de si, mas há  de concordar connosco que não adianta de muito “matar-se” no ginásio se a alimentação não acompanhar a sua resolução. É bastante provável que passe a ter mais cuidado com aquilo que ingere, tanto em termos de quantidade, como de qualidade. Podemos dizer que é um ciclo vicioso… em bom!

Deixar comentário