Sigmund_Freud_revista_minha
Pensamento

Sigmund Freud

“Quando a dor de não estar vivendo for maior que o medo da mudança, a pessoa muda.”

O pai da Psicanálise, Sigmund Schlomo Freud, nasceu no seio de uma família judaica, a 6 de maio de 1856, em Freiberg (Morávia). Com apenas 3 anos de idade, mudou-se com a família para Viena, à procura de melhor qualidade de vida. Aos 17 anos foi motivado pelos pais a entrar na Universidade de Viena, onde em 1882 se licenciou em Medicina. Recém-acabados os estudos, ingressou no Hospital Geral de Viena e especializou-se em Neuropatologia. Após alguns anos, ao voltar de uma viagem de estudos a Paris, fundou uma clínica privada especializada em desordens nervosas, a fim de tratar da histeria e de neuroses. Em 1886 casou-se com Martha Bernays, com quem teve 6 filhos, um deles a psicanalista Anna Freud, que seguiu os passos do pai, espalhando o seu trabalho e tornando-se uma destacada psicanalista no campo infantil.

Sigmund Freud é considerado uma das maiores figuras intelectuais do século XX. Os seus estudos sobre a histeria e a origem do inconsciente deixaram grandes contribuições para o campo da Psicologia. Foi discípulo de Josef Breuer, com quem desenvolveu o método catártico, também chamado “cura pela fala” ou “cura catártica”. Também foi mentor e grande amigo de Carl Gustav Jung, com quem visitou os Estados Unidos pela primeira e última vez, em 1909, viagem em que ambos foram recebidos com respeito e admiração nos círculos profissionais de psicólogos de outros continentes. Em 1910 fundou a Associação Internacional de Psicanálises, na cidade de Nuremberg. A Associação foi dirigida por Jung até 1914, quando acabou por deixar a direção devido aos desacordos que existiam entre ambos em relação às diferentes posturas sobre a Teoria Psicoanalitica. 

Ao longo da sua vida, Sigmund Freud escreveu e publicou um grande número de artigos, ensaios e livros. Os seus estudos sobre a associação livre e a interpretação dos sonhos permitiram iniciar uma nova disciplina e também uma nova forma de entender o ser humano, a Psicanálise. Em 1923, Freud foi diagnosticado com cancro no palato, passou por 33 cirurgias e faleceu em Londres, a 23 de setembro de 1939. Tinha 83 anos.

 

 

 

Deixar comentário