surf-revista-minha
Desporto do mês

Surf: A união com a natureza

Não são apenas os amantes de praia a (desejar) praticar surf. Nem apenas profissionais adultos. Um pouco por todo o país há escolas de surf que vão ajudá-lo a entrar neste mundo de adrenalina. A maioria tem até aulas experimentais, sem qualquer compromisso. O surf tem imensos benefícios para o corpo e para a mente. Vamos conferir?

1. Ajuda ao equilíbrio

Ficar de pé na prancha é um desafio, sem dúvida! As ondas e o vento por vezes não cooperam, por isso lá vai um mergulho sem contarmos. Mas este desafio é uma das belezas do surf e todos são obrigados a superá-lo, desde o iniciante ao surfista mais experiente. Esta ação recorrente melhora, de forma substancial, o equilíbrio de cada praticante.

2. Melhora a coordenação

Não só melhora o equilíbrio, mas também a coordenação motora. Por isso é que o surf se torna numa das melhores atividades para ser praticada por crianças, que por vezes exibem problemas a este nível. As melhorias são óbvias e visíveis em pouco tempo!

3. Torna-o mais ágil

Quando somos pequenos parece que nos conseguimos esticar e dobrar com toda a facilidade, mas a agilidade é algo que se vai perdendo com o avançar da idade. Com a necessidade de equilibrar o corpo em cima da prancha, uma das áreas em que vai notar mais diferenças é mesmo a da agilidade.

4. Fortalece os músculos

Não é preciso apenas agilidade e destreza para surfar. Vai precisar de força para se levantar da prancha e até para se manter nela, sobretudo quando as ondas atacam. Verá facilmente a sua força muscular aumentar como consequência positiva desta atividade.

5. Cardio garantido

Se pensa que o cardio só pode ser conseguido no ginásio, ou em corridas ao ar livre, desengane-se! O surf é uma atividade desportiva que obriga a muito exercício cardiorrespiratório. Na edição anterior da revista Minha falamos dos benefícios deste tipo de atividades.

6. Menos stress

Como em qualquer desporto, o surf ajuda a aliviar o stress. Enquanto surfa, está a libertar as chamadas hormonas da felicidade. Para além disso, é preciso bastante concentração nesta atividade, independentemente de ser profissional ou amador. Esse foco ajuda a desviar atenções de pensamentos que geralmente dominam as nossas emoções no dia a dia.

7. Contacto com a Natureza

Já passamos tanto tempo fechados no trabalho, na escola, ou no ginásio!… Aqui a “sala” é outra, em pleno contacto com a natureza, o que também ajuda a inúmeros benefícios na sua saúde mental. Haverá melhor coisa que ver e cheirar o mar?

8. Surfar é conhecer

É verdade, o surf é conhecimento e cultura! Ao começar esta prática, estará também a entrar no maravilhoso mundo das ondulações, ventos, correntes e marés. Enquanto se diverte, aprende mais um pouco de geografia!

Sabia que?…

Os surfistas são apelidados de “regulares” ou “goofy’s”, dependendo do tipo de postura na prancha, “stance”.  Um surfista “goofy” surfa com o pé esquerdo atrás na prancha. Um surfista “regular” surfa com o pé direito atrás.

 

 

Deixar comentário