Notícias

Lusodescendentes e Centro Artístico de Famalicão eternizam Fernão de Magalhães

Os lusodescendentes e a população local a residir no Bairro Português em Malaca (Malásia) vão, de 7 a 9 de fevereiro, prestar homenagem ao navegador Fernão de Magalhães.

A iniciativa acontece sob a orientação do centro artístico famalicense “A Casa ao Lado” e consiste numa pintura mural baseada na azulejaria portuguesa a realizar num muro com dez metros de comprimento por três metros de altura, situado no centro do Bairro Português em Malaca.

Designado “Um traço por Magalhães”, o projeto desenvolvido pelo centro artístico, em parceria com a Associação Coração de Malaca, o Instituto Camões e o Movimento Internacional Lusófono (MIL), surge no âmbito das comemorações do quinto centenário da Primeira Volta ao Mundo, tendo como missão deixar uma “marca” da identidade portuguesa em diferentes comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo.

“Além de ajudar a requalificar o património municipal e local, a intervenção artística a realizar no Bairro Português em Malaca tem como objetivo criar um polo de referência turística que integre os roteiros da arte urbana do próprio bairro”, explicou Joana Brito, diretora artística do Centro.

Joana Britou afirmou ainda que a iniciativa pretende também ajudar a potenciar o empreendedorismo local, já que os participantes podem produzir peças artesanais através de técnicas simples de reprodução gráfica, tirando assim partido da imagem criada no mural artístico, sendo possível de futuro venderem as peças a turistas.

 

 

Deixar comentário