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Tecnologia e Gadgets

Como evitar as fraudes online?

A Internet trouxe-nos um sem fim de possibilidades. Com um clique apenas, hoje em dia conseguimos resolver inúmeros problemas que nos roubariam tempo precioso em filas de espera. Ter acesso ao Banco através da Internet, por exemplo, é uma das mais práticas inovações dos últimos tempos. No entanto, esta gestão pode implicar riscos. Há cada vez mais casos de fraudes informáticas. O que pode fazer para se proteger?

Phishing e Pharming

Em primeiro lugar, importa perceber e distinguir estes dois tipos de fraude. O phishing é um método usado para conseguir dados confidenciais, como o nome de utilizador, password do cartão bancário e outros elementos pessoais. Estes elementos podem mesmo ser vendidos a terceiros, ou utilizados para realizar transações em contas já existentes (ou até para criar novas!). 

Têm sido vários os casos de pessoas que recebem e-mails ou mensagens eletrónicas de alguém a fazer-se pelo banco, loja ou instituição. Essas mensagens têm geralmente um link associado no qual não deve clicar nunca! Em caso de dúvidas, contacte a sua entidade bancária ou loja em questão.

O pharming é outro tipo de fraude que tem como objetivo fazer o endereço de um site remeter para outro servidor. Aos seus olhos, a página parecerá fidedigna, com os elementos esperados. Se, numa dessas páginas fornecer o seu login, número de conta ou senhas de acesso, é quase certo que esses dados serão depois utilizados para transferências fraudulentas.

Como é que me posso proteger?

Há um conjunto de boas práticas que dificultam as fraudes informáticas e/ou bancárias. O Banco de Portugal elaborou uma lista de recomendações, a saber:

  • altere com frequência a sua password. Deve evitar usar a mesma em todas as aplicações. Palavras-chave altamente prováveis – como a sua data de aniversário ou sequência numérica “123456” – também são altamente desaconselháveis.
  • atualize frequentemente os seus sistemas de proteção como o anti-vírus e anti-spyware. Não são infalíveis, mas ajudam a detetar algumas ameaças.
  • não aceda ao site da sua entidade bancária através de links enviados em e-mails ou newsletters. O ideal é digitar sempre o endereço na barra de pesquisa do seu browser.
  • não abra anexos de mensagens que não solicitou. A pessoa em questão até pode não saber que está a enviar e-mails se tiver sido alvo de um ataque maligno. Desconfie, sobretudo, se vir a mesma mensagem enviada para uma lista infindável de contactos.
  • não envie dados pessoais por e-mail.
  • nunca insira dados pessoais em páginas que não têm ligação segura. Garanta sempre que começam por “https://” e que têm o símbolo de um cadeado.
  • termine sempre a sessão quando aceder ao site do seu banco, ou seja, não se limite apenas a fechar a janela no “X”.
  • consulte com frequência os movimentos da sua conta bancária.
  • evite usar equipamentos públicos.
  • quando fizer uma compra online, procure informações sobre o vendedor.
  • utilize cartões de crédito virtuais ou cartões com limite de crédito, prazo de validade reduzido ou com procedimentos de autenticação adicionais.
  • quando fizer uma operação bancária, certifique-se de que a instituição está autorizada a prestar serviços bancários ou a realizar pagamentos no país. O Banco de Portugal disponibiliza a lista de instituições autorizadas no seu site.
  • guarde sempre os registos das operações efetuadas.

O que devo fazer em caso de fraude?

Deve de imediato alertar o seu banco em caso de suspeitas de fraude, de forma a pedir o cancelamento dos dados de acesso ao homebanking ou do cartão. Posteriormente deve participar o caso à Polícia ou Ministério Público.

 

 

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