ecologia-revista-minha
Eco

Nunca foi tão fácil limpar de forma ecológica!

O dia de limpar a casa, ou da “faxina”, certamente não deve ser o seu preferido. É, no entanto, necessário! Que tal fazê-lo sem recorrer a substâncias abrasivas ou tóxicas? Deixamos-lhe algumas dicas para limpeza com produtos mais ecológicos e sustentáveis. Muitos deles já devem morar na sua despensa e nem faz ideia desta nova utilidade que lhes pode dar!

Limpeza de azulejos

Quem tem azulejos na cozinha sabe que facilmente ficam gordurosos. Para limpar os seus azulejos de forma eficaz, adicione duas colheres de vinagre a um recipiente com oito chávenas de chá de água morna. Molhe um pano na solução e esfregue. Para as frinchas entre os azulejos, utilize uma escova de dentes velha.

Móveis brilhantes e sem pó

Quer deixar os seus móveis brilhantes e com um cheirinho agradável? Não precisa de gastar balúrdios em detergentes especiais no supermercado. Basta humedecer um pano com algumas gotas de óleo vegetal e duas colheres de sopa de sumo de limão. Em caso de manchas, basta esfregar uma noz pecã sem casca. Experimente!

Vinho na roupa

Se tiver possibilidades de agir no imediato, assim que o vinho for derramado na roupa coloque em cima da mancha sal e sumo de limão. Deixe agir por 30 minutos, até que a mancha saia. De seguida esfregue e lave normalmente. No caso de não ter nenhum destes ingredientes à mão, tente, pelo menos passar um cubo de gelo sobre a mancha para evitar que o vinho seja absorvido.

Manchas de sangue

Ao contrário do que a maioria das pessoas faz, deve evitar o vinagre na remoção destas manchas. Experimente colocar um pouco de água oxigenada, deixe agir por 15 minutos e enxague com um pano seco. Verá como a mancha desaparece!

Limpeza de fogão e forno

Misture sumo de limão com um pouco de bicarbonato de sódio, até formar uma pasta líquida. Esfregue a mistura nos sítios engordurados ou em toda a superfície do forno. Deixe agir por vinte minutos e limpe com um pano húmido, até remover totalmente a mistura.

Anti-traças

Se o sumo do limão é muitas vezes utilizado para remover manchas, saiba que as cascas do limão também podem ser aproveitadas para outros fins. Deixe as cascas secarem ao sol e coloque-as em saquinhos que depois pode pendurar nos armários. O leve odor a limão afasta insetos como traças!

Limpeza do frigorífico

Os frigoríficos tendem a ficar sujos e com manchas. Para um litro de água, misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e outra de sal. Embeba um pano na solução e limpe todo o frigorífico com ele. Além de remover manchas, ainda afasta os maus odores provenientes dos alimentos.

Vidros e espelhos

Para deixar os vidros e espelhos a brilhar sem qualquer utilização de produtos químicos, faça uma mistura de 100 ml de vinagre de maçã com 1 litro de água. Limpe a superfície com um pano embebido na mistura. Depois de secos, ainda pode limpar com um jornal velho para dar mais brilho aos vidros!

 

 

Deixar comentário