Poupanças

Como obter uma renda extra?

Muitas vezes o dinheiro do ordenado pode não ser o suficiente para nos permitir poupar a quantia que desejávamos. Quando assim é, o ideal é que consiga uma renda extra, até mesmo para o nosso dia a dia financeiro ser mais facilitado… No seu caso, quantas vezes já deu voltas e voltas à cabeça a pensar no que poderia fazer? 

Hoje deixo-lhe algumas ideias! 

– Quais os seus hobbies e paixões? Será que não consegue ganhar algum dinheiro através daquilo que mais gosta de fazer? Dar aulas de piano, venda de artesanato, explicações, workshops de pintura… tudo é válido! Se não tentar, nunca vai saber se resulta ou não… 

– Arranje um part-time. Se o seu horário o permitir, arranje um part-time para conciliar com o trabalho (pode ser em pós-laboral ou, por exemplo, ao fim de semana. E pense numa coisa: se antes vivia sem este dinheiro, pode optar por poupar o valor integral que vai receber)! 

– Venda as coisas a mais que tem em casa… Esta é uma fonte de receita mais imediata e não a longo prazo, mas acredite que vai ficar surpreendido com a quantidade de dinheiro que pode ganhar com aquilo que para si já é considerado “tralha”. 

– Faça do seu computador a sua nova ferramenta de trabalho… Sabe aquele tempo todo que “desperdiça” nas redes sociais? E se o usasse para ganhar algum dinheiro? Hoje em dia há uma série de profissões que podem ser desenvolvidas sem sair de casa (assistente virtual, gestor de redes sociais…). Para além disso, existem imensas formações online que pode fazer para aperfeiçoar conhecimentos. 

O objetivo é, ao mesmo tempo que tem liberdade, fazer o que gosta. Se isso passar por se tornar um freelancer, então que seja! Pode trabalhar no conforto do lar e organizar o seu tempo por tarefas e poder com isso prestar serviços direcionados para cada cliente ou empresa e, dessa forma, encaixar mais algum dinheiro na conta. Os serviços de um freelancer passam por redação, design, tradução, entre muitos outros que pode oferecer. O que precisa é de criatividade! 

– Se gosta de cozinhar, faça uns petiscos e comece por dar a conhecer aos amigos. Se os amigos aprovarem e comprarem pode ser uma boa opção para se dar a conhecer no mercado. Pode, por exemplo, fazer compotas, bolos, etc.. Quem sabe não começa um excelente negócio desta forma? 

– Sabia que pode se candidatar-se a ser cliente mistério e ainda ganhar com isso? Algumas empresas de consultoria, e até mesmo de recursos humanos, contratam pessoas para irem analisar a concorrência e ao mesmo tempo medirem a qualidade do atendimento na própria empresa. Apenas precisa de se deslocar aos locais indicados e ser, por um dia, um cliente normal e ainda ganhar com isso. 

– Revenda, por exemplo, produtos de beleza, como cremes, perfumes, maquilhagem e seja consultora de beleza. Teste com as amigas e veja os resultados. Não existe público melhor do que as amigas e a família. Pode sempre utilizar as redes sociais para promover os produtos que vende. Faça vídeos a experimentar e vai ver que resulta muito bem! 

– Se sabe muito de uma área, por exemplo, matemática ou contabilidade, entre outras, torne-se num explicador de referência da sua cidade. Se gosta de ensinar, porque não começar a dar explicações e encaixar algum dinheiro com isso? Existem áreas no mercado que são muito procuradas para explicações individuais ou em grupo. 

– Participe em estudos de mercado e poderá receber algum dinheiro extra. Como? Muito fácil! No mercado são muitas as empresas que procuram pessoas para participarem em inquéritos online e, de uma forma muito simples, ainda rentabilizam essa participação. Esta participação está diretamente ligada ao seu perfil enquanto consumidor e a finalidade do tipo de análise a decorrer. 

E, por fim, caso tenha algum valor disponível para investir, de forma a potenciar a sua rentabilidade financeira, pode sempre investir em produtos como Fundos de Investimento, Obrigações ou Ações, dependendo muito do perfil de investidor que tiver. Não se esqueça que poderá potenciar rentabilidades interessantes quanto maior for o risco do investimento. Uma coisa que deve ter sempre em atenção é que este rendimento pode requerer ter muita paciência para esperar um retorno, fazendo sempre sentido diversificar o valor investido, que é como quem diz…”não colocar os ovos todos no mesmo cesto”. 

Faça algo com que se identifique e que goste verdadeiramente e quem sabe se não será a sua próxima independência financeira? Já diz a frase: quem não arrisca, não petisca! 

 

Já sabe, não perca de vista estas e outras dicas com muitas novidades em: 

Instagram: http://www.instagram.com/carina.meireles.consultora/
Facebook: https://www.facebook.com/carinameirelesconsultorafinanceira/ 

 

Deixar comentário