Opinião

“Ponte de Lima Cultural” festeja terceiro aniversário

A página “Ponte de Lima Cultural” assinala hoje o seu terceiro aniversário. O professor José Cândido de Oliveira Martins, Docente e Investigador da Universidade Católica Portuguesa, deixa-nos com a sua opinião sobre uma plataforma detentora de um repositório “precioso e excecional”.

 

Ponte de Lima Cultural: plataforma exemplar

No dia 6 de Maio de 2020 completam-se precisamente três anos sobre o lançamento público da plataforma digital Ponte de Lima Cultural, apresentada publicamente a 6 de maio de 2017, no Auditório Municipal. Este notável exemplo de Cultura no digital, com navegação atractiva à distância de um clique, é motivo de oportuna celebração, por diversas e importantes razões.

Como é fácil de constatar, esta plataforma superou largamente os objectivos a que se propôs – ser um repositório da Cultura limiana, alargado, vivo e em permanente actualização, no quadro mais geral da história cultural portuguesa, centralizando assim num espaço online o que há de mais significativo sobre o tema. Sabemos bem, hoje mais do que nunca, que aquilo que não está disponível online, para busca rápida, consumo e partilha, simplesmente não existe…

A comprovar o dinamismo e a atracção desta plataforma, sobressaem desde logo as diversas secções, entretanto acrescentadas; e, igualmente, mostram-se muito elucidativos os números de visualizações, ultrapassando já as 200.000 mil, a partir de 110 países. É deveras apreciável a quantidade e a qualidade da informação recolhida, sob a forma de texto, imagem e vídeo; bem como o número e a diversidade geográfica dos seus acessos. 

Quem hoje procura informação criteriosa sobre a Cultura limiana – cidadãos interessados, escolas, investigadores, jornalistas, etc. –, encontra nesta plataforma um repositório precioso e excepcional, quer pela assinalável quantidade, quer pela qualidade de informação reunida. Num tempo de crescentes “fake news” e de verdadeiros “tsunamis” de lixo informativo que invadem e contaminam quotidianamente o mundo digital, ameaçando até os mass media, o cidadão atento e crítico precisa cada vez mais de informação séria e fiável. 

Deste modo, a existência de uma plataforma com preocupações culturais tem o enorme mérito de constituir um serviço inestimável numa área crucial da nossa identidade colectiva, bem como da nossa qualidade de vida. Cultura que é tantas vezes dependente de apoios e subsídios públicos, mas aqui se apresenta desenvolvida de forma independente, plural e empreendedora, pela iniciativa do seu Editor responsável, Dr. José Pereira Fernandes.

Até como actual Editor responsável de um outro projecto, a Plataforma 9 – Portal Cultural do Mundo de Língua Portuguesa, apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, sei bem reconhecer a importância do apreciável serviço de informação prestado pela plataforma Ponte de Lima Cultural neste início do séc. XXI, onde a informação é cada vez mais relevante, assente num pressuposto básico: Cultura não é um luxo, é um bem de primeira necessidade.

Vivendo nós cada vez mais imersos numa imparável sociedade da informação e da comunicação à escala global, estruturada tecnologicamente em redes digitais de constante actualização, não podemos prescindir de repositórios fidedignos e credíveis como a plataforma Ponte de Lima Cultural. Afinal, em maior ou menor grau, todos nós somos actualmente produtores e consumidores de cultura (no) digital – o futuro passa por aqui, no Norte e no Minho.

Esta é hoje uma estratégia imprescindível para promover cultural e até turisticamente um território, as suas gentes e a sua História, neste mundo intensamente globalizado, onde se conjuga tradição e inovação. De facto, estamos perante um projecto exemplar no panorama nacional. Em suma, empreendimentos desta natureza merecem inequivocamente o incentivo e o apreço de todos, das instituições públicas aos cidadãos comuns, motivados todos por amplos interesses culturais.

 

José Cândido de Oliveira Martins

 

 

Deixar comentário