Dicas

Educação Financeira para as crianças em tempos de crise

Todos nós estamos a aprender a educar-nos em tempos de crise. Porque não também fazê-lo a nível financeiro?

Poupar a brincar: este é um dos segredos da educação financeira para os mais pequenos!

É importante que no dia a dia, sem darem conta, a poupança seja uma constante nas suas brincadeiras. Há várias formas de o fazer: joguem jogos em que eles tenham de lidar com dinheiro, dê-lhes uma mesada simbólica para eles gerirem, inclua pequenos desafios financeiros na rotina diária… use a imaginação!

E nunca se esqueça: isto pode não parecer importante, mas são estes pequenos comportamentos que vão fazer com que as suas crianças venham a ser adultos com uma relação saudável com o dinheiro! E porque não aproveitar estes dias de quarentena para começar a praticar?

Aqui ficam dois jogos que ensinam as crianças a lidar com o dinheiro e com a poupança!

O famoso Monopólio

Quem nunca passou bons momentos a jogar Monopólio? Este jogo, que nos é tão familiar, é também uma excelente forma de as crianças aprenderem a tomar decisões e a gerir o dinheiro. O melhor? Há várias edições, inclusive infantis!

O Jogo da Vida

Este é mais um jogo de tabuleiro que promete muitas e divertidas horas em volta da mesa, em família! Um jogo onde todas as fases da vida são simuladas e onde as crianças vão ter a oportunidade de tomar várias decisões, inclusive financeiras! Acredite: jogar este tipo de jogos com os seus filhos vai ajudar a que eles tenham noções financeiras desde muito cedo, o que incentiva a que sejam adultos mais responsáveis.

Quando falo de educação financeira nas crianças, não me canso de referir que é muito importante que elas saibam valorizar a importância do dinheiro, ganhando assim consciência que a poupança é necessária nas nossas vidas. No entanto, é também importante que seja incutida a necessidade de saber definir os nossos objetivos de poupança – e para isto é mais do que normal que os seus filhos precisem da sua ajuda!

Deve começar por lhes explicar que, para alcançarmos aquilo que queremos, devemos poupar para tal. Depois desta explicação, deve começar a aplicar esta aprendizagem no dia a dia da criança. Por exemplo, se ela quer muito um brinquedo novo, porque não, em vez de lho dar no imediato, incentiva a uma poupança para a compra do mesmo? Por exemplo, pode dar uma pequena semanada para eles gerirem, ou recompensá-los por ajudarem nas tarefas domésticas. Assim ganham uma nova consciência do dinheiro, do seu valor e do esforço que temos de fazer para comprar algo que realmente queremos!


Se estamos a falar de educação, e porque nesta quarentena é recomendável e importante a leitura de livros, sugiro “O Adolescente Milionário – O Guia Financeiro para todos os jovens ambiciosos”, do autor Jonathan Self.

Este livro é, nada mais, nada menos do que um guia para os mais jovens que ambicionam ganhar dinheiro. Explica o conceito de dinheiro de uma forma simples, reforçando sempre o que significa liberdade financeira. É um livro muito interessante, porque demonstra que podemos ter sempre dinheiro suficiente, sabendo geri-lo bem.

Aborda a importância do funcionamento das contas bancárias, como deve ser utilizado o cartão de crédito e como pode ser um potencial de gastos adicionais e como gerir e fazer um bom orçamento e planeamento quanto à gestão do dinheiro. Reforça também a importância de juntar mais para poder utilizar em objetivos definidos como viagens e evitar ao máximo pedir créditos, de forma a minimizar a dependência deste tipo de sistema de pedir emprestado para gastar e não juntar para gastar. Ou seja, este livro é sem dúvida um excelente guia com dicas muito direcionadas para os jovens, de forma a que estes se sintam familiarizados desde cedo com o dinheiro e aprendam a fazer a sua gestão. É uma excelente sugestão de leitura para estes dias de quarentena.

E, já sabe, não perca de vista a Revista Minha e outras dicas com muitas novidades.

 

Carina Meireles
Consultora Financeira

Instagram: http://www.instagram.com/carina.meireles.consultora/
Facebook: https://www.facebook.com/carinameirelesconsultorafinanceira/ 

 

 

Deixar comentário