poupança-revista-minha
Poupanças

Quer economizar dinheiro e tempo nas despesas do dia a dia?

E como estamos no mês da poupança, nada melhor do que começar pelas despesas que fazem parte da rotina, para aprendermos a organizar a nossa vida financeira de forma eficiente e eficaz.

É no nosso dia a dia que muitas vezes gastamos uma fatia significativa de dinheiro. E porque não começar desde já a olhar para o nosso quotidiano de outra forma e prevenir o futuro e economizar tempo? Existem inúmeras formas de poupar que podem, sem dúvida, fazer a diferença numa família e ajudar nesta altura de crise a precaver cada vez mais o futuro de amanhã.

Começar a tomar consciência é o primeiro passo, perceber que é possível e que pode começar nas pequeninas coisas da nossa vida, de que muitas das vezes nem nos apercebemos e que podem representar uma mudança na nossa forma de gastar dinheiro.

Para isso escolhi algumas dicas que farão sem dúvida a diferença:

Vamos então começar bem o dia!

Tome o pequeno-almoço em casa, com café incluído! Ao preparar o pequeno-almoço em casa, para além de não gastar tanto dinheiro, vai acabar por optar por soluções mais saudáveis, com fruta, iogurtes, entre outros, podendo assim também ter uma alimentação mais equilibrada. E pode passar logo de manhã, sempre que possível, bons momentos em família e começar o dia com uma força acrescida.

Não desperdice NADA! Compre na quantidade certa, com prazos de validade alargados, e não deixe que alguma coisa vá para o lixo. A fruta muito madura, por exemplo, pode dar origem a excelentes sumos ou batidos que as crianças adoram e que podem servir para levar na marmita para o almoço/lanche do dia seguinte.

Planeie sempre as suas refeições: isso mesmo, antes de ir às compras deve preparar a ementa semanal! Se souber o que vai comer durante a semana, sabe exatamente o que precisa de comprar e quanto deve gastar. É, sem dúvida, uma ajuda para não fugir do orçamento. Ainda pode, claro, aproveitar alguma refeição do jantar e acrescentar algum extra, como uma salada para o almoço do dia seguinte. E não se esqueça de deixar tudo já pronto em tupperwares, para não andar a correr e esquecer-se de alguma coisa.

Leve a marmita para o trabalho, caso não esteja ainda em teletrabalho. Prepare a sua refeição no dia anterior (o que sobra do jantar é sempre uma excelente opção) e inclua também o lanche com sumos de fruta e snacks para comer durante o dia, que pode bem fazer em casa. Desta forma consegue controlar a alimentação e torná-la mais saudável. Vai ver que vale a pena!

Compre a granel. Muitas vezes, compramos quantidades desnecessárias de determinados alimentos (principalmente quando compramos para uma família com 3 ou 4 pessoas), acabando por desperdiçar sempre qualquer coisa. Tente ao máximo comprar apenas o que precisa verdadeiramente para evitar gastar dinheiro desnecessariamente. Para isso ande com uma lista atrás de si. Resulta e o ambiente agradece!

Poupe na conta da água e aproveite para explicar às crianças como é importante e porque é que faz sentido! Quando utiliza a água para lavar as mãos, por exemplo, não deixe a torneira aberta enquanto as lava. Está a ter um desperdício de água e de dinheiro desnecessário, que ao final do mês se reflete na conta a pagar. Opte por lavar os dentes com um copo e encha o copo para não ter a água a correr.

– Utilize os eletrodomésticos em horários mais económicos, de acordo com o tipo de contador que tem (pode consultar isso na sua fatura mensal). Caso pretenda utilizar mais do que um eletrodoméstico ao mesmo tempo, como a máquina de lavar loiça e roupa, tenha em atenção os consumos.

Promoções: aproveite, mas com moderação, porque as promoções podem fazer com que compre ainda mais! Devemos aproveitar as promoções – sem dúvida! – mas devemos ter alguma atenção para que não nos levem a comprar em exagero, principalmente se forem coisas que não precisamos. Faça primeiro uma pesquisa online e compare preços, antes de decidir. Vai ajudar de certeza, na gestão do que vai gastar.

E, se olharmos bem para os nossos gastos, muitos deles estão em pequenas coisas, com hábitos enraizados e que devem ser modificados, despertando cada vez mais a consciência que é agora e que pode sem dúvida fazer a diferença. Vai ver que, com o tempo, vai poupar na sua carteira e ter a sua vida mais bem gerida financeiramente.

 

Já sabe, acompanhe estas e outras dicas aqui na Revista Minha e em: 

Instagram: http://www.instagram.com/carina.meireles.consultora/
Facebook: https://www.facebook.com/carinameirelesconsultorafinanceira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/cm-consultoria-financeira

 

Deixar comentário