© Artur Kornakov
Desporto do mês

Padel: Só boas razões para jogar!

O Padel nasceu em 1969 pelas mãos de Enrique Corcuera, quando este homem decidiu proteger o seu court de ténis da vegetação e, ao mesmo tempo, ajudar a sua esposa a jogar ténis sem ter de apanhar as bolas. Um amigo do cidadão mexicano, ao ver o campo recém-criado, achou-o a oportunidade perfeita para criar uma nova modalidade com regras oficiais. Hoje em dia, o Padel tem mais de oito milhões de jogadores, sobretudo em países hispânicos. Bem antes de ser oficial, o Padel já dava os seus primeiros passos em meados do século XIX, quando era conhecido como “ténis de alto mar”, já que era jogado pelos tripulantes de navios ingleses durante as travessias pelo Atlântico.

O court

O campo de Padel consiste num terreno com 20 metros de comprimento e 10 metros de largura que incluem quatro quadrados de serviço e uma rede. É um court fechado no fundo por uma parede com 3 metros de altura, ligado a 1 metro de malha metálica suplementar. No comprimento do campo, o terreno está fechado pela continuação da parede de fundo com uma altura de 2 metros e malha metálica com 12 metros de comprimento. O Padel é jogado em duplas (2×2).

Estou a iniciar. De que preciso?

Para começar a jogar Padel, irá precisar de bolas apropriadas (à venda em lojas de desporto), de uma raquete de Padel (que vêm em várias formas e categorias e são diferentes das de ténis), de roupa confortável e que permita uma boa respiração (prepare-se, vai transpirar muito!) e calçado apropriado, de forma a prevenir quedas e lesões. Não se esqueça de executar o aquecimento antes de jogar!

Quem pode jogar?

O Padel é um desporto inclusivo, dado que pode ser praticado por (quase) toda a gente. Crianças a partir dos 5 anos já podem iniciar-se nesta modalidade e até para os mais velhos existem iniciativas para adaptar a prática, tanto a homens como a mulheres.

No verão ou no inverno?

A verdade é que é indiferente, existem campos “outdoor” e campos “indoor”. Se jogar Padel num campo ao ar livre durante o verão, tenha cuidado com as horas de maior calor e hidrate-se convenientemente. Esta modalidade exige bastante exercício cardiorrespiratório, pelo que deve certificar-se de que está a ter uma ingestão de líquidos adequada. Também pode jogar Padel no inverno num campo “outdoor”, mas o vento pode dificultar-lhe o jogo.

Sociabilidade em alta

Como é uma modalidade jogada a pares, o mais provável é reforçar a sua sociabilidade. Certamente acabará por fazer novas amizades, até! O facto de o resultado do jogo também depender de outra pessoa para além de si irá ajudá-lo a ter mais tolerância ao erro e à frustração também. Nem todos os jogos correm como queremos… mais vale focar-se na diversão proporcionada pela prática!

E mais benefícios?

Como qualquer outro desporto, o Padel irá trazer-lhe benefícios como a redução do stress, melhoria do sono, perda de peso, fortalecimento da musculatura, aumento da agilidade e coordenação motora… Não faltam motivos para praticar esta modalidade! Não perca tempo e informe-se: há, certamente, um court perto de si, com profissionais aptos a ajudá-lo nos primeiros passos deste desporto incrivelmente desafiante e divertido.

 

 

Deixar comentário