Finanças

Planeamento Financeiro: devo fazer? Como?

No seio familiar é importante conversar muito sobre poupança: embora cada um de nós possa ter objetivos pessoais (isto é muito importante!), o planeamento financeiro familiar é indispensável. Os objetivos e as metas devem ser expostos, bem como as estratégias para os atingir. Afinal, se moramos na mesma casa, acabamos todos por contribuir, certo?

Aí por casa, têm o hábito de falar sobre poupança regularmente? Deve pensar que quanto mais falar, mais rapidamente se criam hábitos importantes que podem ajudar a definir um futuro mais próspero.

Quando falamos em planeamento, falamos em gastos associados. Todas as compras que nós fazemos podem e devem ser planeadas, desde que haja um total conhecimento das despesas que são gastas no seio familiar. É rara a pessoa que não ceda a compras por impulso… Basta um momento de distração e quando damos conta… Já compramos mais uma coisa nova e que, muitas vezes, acabamos por nem usar. 

Já sabemos que planear é um dos grandes segredos da poupança, e a época natalícia – que não tarda está aí – não é exceção! Portanto, se não queremos ficar com a nossa carteira bem vazia, devemos planear os nossos gastos ao cêntimo! Comece pelo subsídio de Natal!

Deixo-lhe algumas dicas para a poupança natalícia:

 – Defina um orçamento e não gaste mais do que o estipulado! Deve saber exatamente quanto pretende gastar com cada pessoa. Desta forma vai conseguir controlar o seu orçamento.

– Lembre-se que os cartões de crédito não são, de todo, a melhor estratégia para comprar prendas de Natal… ou estas vão sair bem mais caras! Estar a comprar com o cartão de crédito só vai adiar uma despesa e estará a comprar com dinheiro que não é seu e que lhe pode sair mais caro.

– Faça uma lista das pessoas a quem vai dar prenda e do valor que pretende gastar com cada uma. Coloque num papel como se estivesse a fazer uma lista de compras. Não esquecer que não pode ultrapassar o orçamento. Como consegue controlar? Pesquise primeiro na internet o que vai querer comprar e aproveite as promoções com a devida atenção, desta forma já sabe exatamente até onde pode ir.

– Não deixe as compras para a última semana, pois os preços e a oferta não serão os melhores e pode cair em tentações de comprar mais alguma coisa e fugir do orçamento planeado.

– Principalmente em presentes de valor mais elevado, pesquise bem antes de comprar! Há sempre muitas promoções a decorrer, mas nem todas são muito justas. Anote tudo o que gastar, principalmente neste tipo de compras mais caras. E pense…será que a pessoa vai utilizar mesmo?

– Será que não consegue fazer alguns presentes em casa? Pode ser criativo (a) e fazer algumas prendas em casa, por exemplo, bordar alguma peça para oferecer, ou decorar uma moldura e colocar uma foto de família, etc.. A carteira e o orçamento agradecem… muito!

 – Compre pela internet e receba em casa com antecedência, depois é só embrulhar e oferecer. Desta forma pode encontrar preços mais em conta e comprovar que um bom planeamento é fundamental. As compras pela internet podem e devem ser feitas com moderação, para também aqui conseguir poupar dinheiro. Pode, por exemplo, oferecer um livro. Vai ver que a pessoa vai adorar! É sempre bom oferecer conhecimento, podendo até ser uma boa leitura para quem recebe na época de festas, onde estamos com um pouco mais de tempo para o lazer.

Mesmo nesta época natalícia, é importante fazer um planeamento e não deixar as compras para a última hora, porque evita perder tempo em filas e gere melhor o seu dinheiro. Ir a correr comprar o que quer que seja nunca dá bom resultado, ou porque não encontramos o que procuramos, ou porque o preço já não é o mesmo, ou porque existem filas intermináveis para o pagamento, etc..

Logo, planeie bem as compras que fizer neste Natal. Vai ver que a sua carteira agradece. 

 

Já sabe, acompanhe estas e outras dicas aqui na Revista Minha e em: 

Instagram: http://www.instagram.com/carina.meireles.consultora/
Facebook: https://www.facebook.com/carinameirelesconsultorafinanceira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/cm-consultoria-financeira

 

Deixar comentário