Projetos

Quinta das Águias. Um refúgio no meio da natureza

Localizada numa área de 5 hectares, próxima de Paredes de Coura, a Quinta das Águias é um autêntico refúgio, aberto a todos, e assume-se como um projeto de sustentabilidade com enorme respeito pelas diferentes formas de vida, pelos recursos naturais, pelo bem-estar dos seres e pela preservação da biodiversidade. O objetivo é diminuir a pegada ecológica e, por esse motivo, adota medidas mais sustentáveis, que respeitem o equilíbrio do planeta. A Quinta das Águias começou, em 2004, por ser um projeto familiar de Ivone, Joep e Maria, que desejavam adotar um estilo de vida mais sustentável e próximo da Natureza. Desde cedo a família e amigos mostraram vontade de passar tempo na Quinta e viver um pouco desta filosofia, e daí surgiu a ideia de criar um Alojamento Local, para receber pessoas que se sentiam atraídas pela Quinta e pela ideia de passar uns dias em convívio próximo com a Natureza e os animais, no contexto de retiros ou de férias familiares.

Devido ao seu enorme potencial, foi criada a Associação Quinta das Águias, com o desenvolvimento de projetos de preservação de plantas e sementes tradicionais, projeto educativo e santuário animal, acolhendo, atualmente, mais de 130 animais que aqui encontraram um lar onde podem viver as suas vidas livres de sofrimento.

Desde 2013, a Quinta das Águias desenvolve uma parceria com o Município de Paredes de Coura, partilhando os seus ideais e as suas práticas com a comunidade local, e organizam o CouraVeg – um Congresso Internacional que congrega personalidades internacionais das áreas da ciência, economia, filosofia, media e artes com propostas de reflexão sobre as consequências das nossas escolhas alimentares para o ambiente, a nossa saúde, o bem-estar animal e a economia global. A alimentação saudável e vegetariana é também uma atividade central na Quinta das Águias. Regularmente, organiza visitas à quinta, através do evento “Quinta Open Day”. Poderá ainda participar numa experiência especial – via Airbnb – onde poderá conhecer todos os animais existentes no espaço.

Deixar comentário