Efeméride

Já é dador de sangue?

O Dia Mundial do Dador de Sangue é comemorado, anualmente, no dia 14 de junho. Este dia foi instituído pela Organização Mundial da Saúde, em maio de 2005. A escolha da data da efeméride, 14 de junho, tem por objetivo homenagear Karl Landsteiner, nascido na mesma data.

Karl Landsteiner foi um médico e biólogo norte-americano, de origem austríaca, precursor da transfusão sanguínea e agraciado com o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1930, pela classificação dos grupos sanguíneos, sistema AB0, e descobridor do fator RH.

São quatro as entidades que patrocinam, a nível global, o Dia Mundial do Dador de Sangue: a Organização Mundial da Saúde, a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a Federação Internacional das Organizações de Dadores de Sangue e a Sociedede Internacional da Transfusão de Sangue.

Porque é tão importante dar sangue?

A necessidade de ter sangue disponível é permanente. O sangue é importante para tratamentos e intervenções urgentes, pode ajudar os doentes com patologias que ameaçam a vida e para apoiar procedimentos médicos e cirúrgicos complexos. Ter reservas de sangue é essencial para o tratamento de feridos decorrentes de vários tipos de emergência (desastres naturais, acidentes, conflitos arma- dos, etc.) e é ainda importante para salvar vidas na prestação de cuidados neonatais e na maternidade.

O acesso a sangue seguro é ainda um privilégio de poucos. Infelizmente, na maioria dos países não desenvolvidos ou em vias de desenvolvimento, há uma luta constante para que este esteja acessível, porque o número de dádivas é baixo e o equipamento para testar o sangue é escasso. Globalmente, 42% do sangue é colhido nos países desenvolvidos, o que representa apenas 16% da população mundial.

As dádivas de sangue são necessárias em todo o mundo para garantir que cada pessoa e respetivas comunidades têm acesso a sangue e componentes sanguíneos seguros, de qualidade certificada, nas situações de rotina e nas de emergência. Através desta campanha, apelamos a que mais pessoas em todo o mundo possam salvar vidas, voluntariando-se para dar sangue regularmente.

Quem pode dar sangue?

• Ter idade igual ou superior a 18 anos (e até aos 60 anos, para uma primeira dádiva)
• Pesar 50kg ou mais
• Ter hábitos de vida saudáveis
• Ser sujeito a uma triagem clínica prévia à dádiva de sangue, de modo a garantir que tudo está conforme os requisitos necessários.

Deixar comentário