Efeméride Inspiração

Dia Mundial da Fotografia

O Dia Mundial da Fotografia comemora-se a 19 de agosto. Foi neste dia, em 1839, que o governo francês apresentou a invenção de Louis Daguerre, o Daquerreótipo. Apesar da história da fotografia ter começado muito antes, esta caixinha mágica veio revolucionar a forma como a realidade e a ilusão eram percebidas e é a “mãe” de todas as máquinas fotográficas que agora conhecemos, desde as analógicas às digitais.

Entre o presente e o eterno

A fotografia é a ponte entre o presente e o eterno. Através de uma lente, os fotógrafos conseguem eternizar momentos, transmitir mensagens e sensações. Para comemorar este dia da melhor forma partilhamos cinco truques para os amantes de fotografia que estão a começar a dar os primeiros passos:

1. Um bom enquadramento é essencial 

A regra dos três terços é a maior aliada para uma boa composição das fotos. Esta regra divide a imagem em nove partes e diz que elementos têm um maior destaque quando estão nos pontos de interseção dessas linhas.

2. O diafragma tem uma enorme importância na captação de luz

A abertura do diafragma define a quantidade de luz que passará pela lente na altura que o disparo for feito. Além da entrada de luz, a abertura define a profundidade de campo da fotografia, ou seja, a quantidade de imagem que ficará em foco. Uma menor abertura, ou seja, números maiores, vai garantir que a maioria dos elementos da imagem estará em foco.

3. É essencial saber brincar com a velocidade do obturador

A velocidade está fundamentalmente relacionada com o movimento, ou seja, uma velocidade curta vai permitir congelar um movimento rápido. Enquanto a velocidade longa permite fazer o efeito de arrasto, fotos de longa exposição ou até mesmo o efeito Panning, que serve para focar um elemento que esteja em movimento e desfocares o fundo.

4. Usar, mas não abusar do ISO

O ISO é responsável pela sensibilidade do sensor à luz, quanto maior ele for, maior será a capacidade de captar a luz do ambiente. Mas não convém abusar do ISO muito alto, porque a imagem pode ficar com ruído, pois para compensar a falta de luz ambiente, a máquina começa a “forçar” o sensor. O ideal será usar sempre o ISO nos níveis mais baixos possíveis e jogar com a abertura do diafragma e a velocidade do obturador.

5. Nunca deixar de lado o mais importante, o foco

Existe o foco manual e o automático. Dentro do modo automático temos dois tipos de foco diferentes, o AF-S e o AF-C. O AF-S significa autofocus-single e é ideal para tirar fotos a objetos parados (retratos de pessoas, paisagens, edifícios). Já o AF-C significa autofocus contínuo, e é perfeito para fotos em movimento (desporto, animais). Para utilizar este modos de foco automático, o interruptor na objetiva tem de estar definido no modo AF.

Deixar comentário