Desporto do mês

Karting

Agora visto também como um desporto de competição, o Karting começou por ser um passatempo.

Inicialmente, surgiu por necessidade de militares ingleses e americanos. Durante a 2.ª Guerra Mundial, era preciso movimentar os mecânicos e as suas ferramentas nos respetivos campos de aviação e, por isso, foram construídos estes automóveis com peças antigas de aviões.

A partir daí, o veículo virou “brinquedo” nas folgas dos militares que começaram a utilizá-lo como forma de entretenimento em corridas amigáveis! O primeiro Kart, tal como os que vemos hoje em dia, nasceu em meados da década de 50 e foi construído com tubos de aço utilizados nos carros de corrida, rodas de avião, um pequeno motor a dois tempos de um corta-relva e um volante de um avião antigo fora de utilização.

Quem lhe deu vida? O norte-americano Art Ingels que é conhecido como o pai do Kart! Em Portugal, a realidade do karting começou a aparecer em 1958 através da comunicação social, mas só em 1987 é que esta prática chegou, oficialmente, ao nosso país. O primeiro kartódromo que surgiu no nosso país foi na cidade alentejana de Évora, fundado por Dick Peters e inaugurado em 1987 com a realização de uma Taça de Portugal.

Mais tarde, no início da década de 90, a modalidade atingiu uma grande expansão, ficando conhecida em todo o território nacional e acessível a todos que quisessem praticá-la. Hoje em dia, o karting em Portugal encontra-se numa fase de desenvolvimento similar ao internacional, é regulamentado pela Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK) e conta com 27 kartódromos espalhados por todo o país!

Na região Minho podemos encontrar três espaços onde se pratica este desporto:

– Kartódromo Internacional de Braga (Rua do Kartódromo, 4705-097, Palmeira, Braga)

– Kartódromo de Viana do Castelo (Lugar da Areia, Praia da Amorosa – 4935-581, CHAFÉ)

– SPEEDKART Indoor Fafe (Zona Industrial do Socorro, 113, 4820-570, Fafe)

Deixar comentário