Roteiros

10 razões para visitar Ponte de Lima

Ponte de Lima é um dos locais mais bonitos da nossa região. A vila mais antiga de Portugal “esconde” verdadeiros tesouros que o vão deixar deslumbrado. Venha conhecer o património, a história, as gentes e a forma acolhedora como recebem, os jardins, a gastronomia, a beleza natural, a cultura…Um sem numero de atrações que pode explorar em qualquer altura do ano, e em família!

Temos 10 sugestões para si.. Desfrute!

Rio Lima e Pontes

A relação com o rio Lima é umbilical. Para além da ligação geográfica e ambiental, é também um fator predominante na promoção do turismo do concelho. Desfrute de um belo passeio a pé ou de bicicleta junto às margens. Dada a sua beleza ímpar, é reconfortante para as vistas e para a alma. Se tiver espírito aventureiro, pode ainda praticar uma das atividades náuticas desenvolvidas no leito do Lima, como canoagem, barco, kayak ou stand up paddle. Sobre o rio, surge a ponte, formada por dois troços distintos, um romano e outro medieval. É um dos locais mais procurados para eternizar uma visita a Ponte de Lima.

Gastronomia/Vinhos

Em Ponte de Lima, a gastronomia é saborosa, suculenta e repleta de tradição. Como exlibris, surge o Arroz de Sarrabulho, servido com rojões de porco. A lampreia do rio Lima é também, no tempo dela, muito apreciada, as- sim como o Bacalhau de Cebolada. Para acompanhar, há diversos vinhos verdes de referência, não estivesse Ponte de Lima localizada numa zona privilegiada no que a este néctar diz respeito, destacando-se, igualmente, o tinto vinhão. Visite as tascas e restaurantes locais e conheça o Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde onde pode conhecer a história da vinha e do vinho e provar os afamados vinhos verdes.

 

 

Jardins

Há paraísos “escondidos” por todo o concelho, mas visitar Ponte de Lima e não estar atento aos seus jardins é não conhecer uma das facetas mais bonitas da vila. Ponte de Lima é um verdadeiro jardim natural, com cores e espécies para todos os gostos e distintas ocasiões. Atravesse a ponte medieval e romana e visite o Parque Temático do Arnado, uma viagem pela história da arte dos jardins, cujas raízes estão profundamente ligadas à cultura rural. Siga depois em direção ao Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima. Está aberto de maio a outubro e é uma autêntica Escola do Ambiente, com 12 jardins efémeros, diferentes e com uma beleza única.

Museu do Brinquedo

Instalado na Casa do Arnado, o Museu do Brinquedo “guarda” a memória do brinquedo português e recorda- -nos a infância. Um local mágico que conquista visitantes de todas as idades. A exposição permanente leva-nos numa viagem pelos fabricantes portugueses, desde os finais do século XIX até 1986. No primeiro andar a disposição por décadas permite uma noção de fabricantes, técnicas de fabrico, matérias-primas e distribuição geográfica das indústrias portuguesas. São mais de quatro mil peças para apreciar. Uns ficarão admirados, outros nostálgicos. Obrigatório conhecer!

Torres

A Torre da Cadeia Velha e a Torre de S. Paulo são os testemunhos mais notórios do que resta da velha muralha de Ponte de Lima. A Torre da Cadeia Velha, adaptada a prisão no século XVI (D. Manuel I), alberga atualmente a Loja de Turismo e acolhe exposições temporárias. A Torre de S. Paulo, na face virada ao rio apresenta um painel de azulejos alusivo à Reconquista. Estão classificadas como Imóveis de Interesse Público.

 

Festas

Ao longo do ano, Ponte de Lima acolhe uma grande diversidade de eventos, sejam gastronómicos, desportivos, temáticos, culturais ou festas populares. Destacamos a marca “Ponte de Lima Destino Equestre Internacional” que tem como base a Feira do Cavalo, evento que se realiza em Julho, premiado pelo Turismo de Portugal, e que continua a afirmar-se como uma das capitais portuguesas da cultura equestre, evidenciando-se como destino equestre internacional. Feiras Novas é outro dos mo- mentos mais aguardados e apreciados, um evento que atrai, anualmente, à vila milhares de forasteiros que se juntam em festejos aos residentes locais. A romaria celebra-se em setembro e há folia de noite e de dia. As ruas enchem-se de animação e música. Outra festa muito frequentada é a Vaca das Cordas, uma secular tradição que remonta ao século XV, e que atrai também milhares de visitantes de todos os pontos do país, e até da vizinha Espanha, que invadem o centro histórico e o areal do rio Lima. A tradicional corrida da “Vaca das Cordas” começa na rua do Arrabalde, seguindo em direção ao Largo da Matriz, cumprindo a tradição de dar três voltas à igreja. A “corrida” prossegue pelas ruas do Centro Histórico, até ao areal, onde milhares de pessoas tentam “fintar” o animal ou simplesmente assistir a este espetáculo popular. É um dia de festa, que mostra a alma e a tradição do povo.

Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos

As Lagoas de Bertiandos e São Pedro de Arcos apresentam um valor ambiental enorme, reconhecido a nível nacional e internacional. A raridade dos seus habitats e a elevada biodiversidade que sustenta a Área Protegida desenvolve-se em torno de duas lagoas e margens do Rio Estorãos, numa área total de cerca de 350ha. Sinta a natureza no seu estado puro, contemple a paisagem, a flora e a fauna, e explore os percursos pedestres e rotas histórico/culturais.

 

Largo de Camões

É a sala de visitas da Vila e um verdadeiro cartão de visitas. Completamente pedonal, concentra muito comércio e restauração. Ali encontra-se um monumental chafariz, posicionado ao centro. Construído no atual Largo Dr. António Magalhães, em 1603, junto a uma das principais portas de entrada na muralha da vila, foi transferido para o Largo de Camões em 1929. O seu risco renascentista e execução são correntemente atribuídos ao famoso Mestre limiano João Lopes, o Moço. É, normalmente, um dos locais que as pessoas preferem para relaxar e fotografar.

Património religioso

Em Ponte de Lima, a história e o património estão por todo o lado e o domínio religioso evidencia-se quer pela tipologia como pela conservação. Comece na Igreja Matriz e conheça ainda a Igreja da Misericórdia, o Museu dos Terceiros, um conjunto arquitetónico constituído pelo extinto convento de Santo António dos Frades e pela igreja e instalações anexas da Ordem Terceira de S. Francisco, a Capela de Nossa Senhora da Guia, a Capela de Nossa Senhora da Misericórdia das Pereiras e, depois da ponte, a Igreja de Santo António da Torre Velha e a Capela do Anjo da Guarda, exemplar único em Portugal.

Avenida dos Plátanos

É uma das zonas preferidas tanto para os locais como para os visitantes. Distingue-se por ser uma zona pedestre com plátanos centenários, plantados em 1901, que proporcionam à vila de Ponte de Lima um local preferencial no verão, devido à frescura que a sua sombra possibilita. Por outro lado, no outono, o contraste das cores quentes faz com que a sua beleza permaneça e convida a um passeio sobre o belíssimo tapete de folhas caídas, numa paisagem inspiradora de escritores e poetas.

 

Deixar comentário