Finanças

Custos presentes no orçamento familiar

Muitos são os custos presentes no nosso orçamento familiar e que criam impacto nas nossas finanças pessoais. Com um boa gestão e estratégias adequadas de poupança à mistura, o resultado é um conhecimento profundo das despesas familiares e uma maior capacidade de poupança.

Então, como devemos dividir os nossos gastos?

O orçamento deve ser detalhado e é uma importante ferramenta que deve sempre conhecer, para conseguir equilibrar as despesas de acordo com os rendimentos, de forma a ser possível um planeamento eficaz e eficiente para alcançar os seus objetivos.

O mais importante depois de saber onde gasta o seu dinheiro é saber analisá-lo. Como? Comparando os gastos com o valor atual de mercado, ou seja….
Na alimentação (compras para a casa), deve organizar uma lista, com tudo o que vai gastar e comparar preços antes de encomendar on-line ou se deslocar à loja.

Não se esqueça nesta parte, de avaliar os gastos com o combustível, caso vá comprar à loja, face à compra onli- ne. Vai ver que consegue poupar dinheiro se comparar e organizar com antecedência as suas compras e já sabe, abra o frigorifico para comprar verdadeiramente o que precisa e verifique a despensa.

Nas Telecomunicações, qual é a operadora? Está fidelizado com 24 meses? Quanto paga? Está a pagar um valor mensal por um pacote? O que inclui? São estas e outras questões que deve responder, para saber como gasta o seu dinheiro e onde pode poupar.

Eletricidade e Gás, quais são os seus consumos? Qual o seu contador? Sabe como pode poupar nestas despesas? Existem alternativas no mercado muito interessantes, mas não se esqueça que deve comparar de acordo com todas as características que tem atualmente e não olhar só para o mais barato. O mais barato pode sair caro! Tudo o que a sua casa tem, teve um custo! Logo deve ser muito bem gerido e organizado!

Por exemplo, no caso das despesas com a casa (empréstimo, juros, água, luz, gás, etc.), o ideal é que elas não pesem mais de 35% a 40% no seu orçamento total, para estar bem equilibrado.

Sabendo para onde vai o seu dinheiro, sabe responder a estas questões:

  • Quanto dinheiro gasta por mês e em quê?
  • Quanto dinheiro poderá economizar por mês?
  • Como pode otimizar as suas despesas, baixando os custos?
  • Compara preços e condições de tudo o que gasta?

Depois de responder a estas e outras questões, poderá sem dúvida definir alguns pontos importantes como sendo o próximo passo, ou seja, por exemplo:
Ter uma disciplina regular 
Sem disciplina, é muito difícil conseguir concretizar o planeamento traçado. Esta falta de disciplina implica de certa forma, sabotar todo um trabalho feito que nos pode levar a ter despesas indesejadas e, muitas das vezes, ultrapassar o orçamento, criando um desvio ao plano que foi definido para a concretização de determinado objetivo. Se criar uma poupança programada mensal, deve fazer de tudo para que o valor entre nessa mesma poupança, sob pena de ter que adiar a concretização do objetivo proposto.

E já sabe, acompanhe tudo também através das redes sociais:

Instagram: http://www.instagram.com/carina.meireles.consultora/ Facebook: https://www.facebook.com/carinameirelesconsultorafinanceira/ Linkedin: https://www.linkedin.com/company/cm-consultoria-financeira Site: https://www.carinameireles.pt

Deixar comentário