Trilhos

Sugestões de setembro

Esta rúbrica pretende dar-lhe a conhecer a rede de percursos pedestres de Braga e Viana do Castelo. Aproveite para fazer caminhadas no seio da Natureza, por lugares que fazem parte de um vasto e rico Património. Através destas duas redes promovidas pelos municípios de Braga e Viana do Castelo, parta à descoberta, partilhe a paixão pela Natureza e pratique exercício físico. Todos os meses, publicamos dois trilhos diferentes. Acredite que irá conhecer locais fascinantes!

Caminho dos Santuários (Braga)

Lá no alto dos montes sobranceiros à cidade de Braga, três santuários impõem-se na paisagem: o Santuário do Bom Jesus do Monte, o Santuário de N.a Sr.a do Sameiro e o Santuário de Santa Maria Madalena. São, não só lugares maiores de culto religioso, mas também espaços de eleição para o lazer e para o descanso. Aqui, a excecional riqueza arquitetónica e histórica tem correspondência com uma envolvente natural encantadora que junta a mata do Bom Jesus, manchas de floresta autóctone e panorâmicas que abrangem a cidade de Braga e toda a região envolvente até ao oceano Atlântico. O Caminho dos Santuários convida a uma caminhada entre estes três santuários, num percurso linear, com baixa dificuldade, podendo ser percorrido na totalidade ou em parte. Calcorrear trilhos florestais, muitas vezes entre carvalhos e sobreiros, promete proporcionar uma experiência única que combina história, património e natureza. 

Dados Técnicos

Distância: 6 km

Tempo: 2h10m

Dificuldade: Fácil

Pontos de Interesse

–  Santuário do Bom Jesus do Monte (41.554686;-8.377258)

–  Mata do Bom Jesus do Monte

–  Floresta autóctone

–  Santuário de Nossa Senhora do Sameiro (41.541876 -8.369997)

–  Parques de Merendas

–  Alto do Monte Frio

–  Sobreiral

–  Santuário de Santa Maria Madalena (41.522128 -8.387875)

 

Trilho de Santa Luzia (Viana do Castelo)

Partindo do Templo de Santa Luzia, perto do Funicular, viramos para o Parque das Tílias, atravessando-o até às escadas que dão acesso à estrada e a um parque de merendas. Aí, continuamos em frente, tendo do lado esquerdo a Citânia de Santa Luzia e, do lado direito, uma vista deslumbrante sobre a cidade e o vale do Rio Lima. Antes de passar o edifício de receção da citânia, viramos à direita por um caminho florestal e prosseguimos até alcançar a Carreira de Tiro Militar. Um pouco mais à frente, chegamos ao Parque de Lazer, que cruzamos em direção à antiga Casa Florestal, onde podemos encontrar um magnífico miradouro, com uma vista interessante para a veiga da Areosa e para o mar. Neste ponto temos de regressar pelo mesmo caminho, virando depois à direita, já depois de passar todas as instalações militares, para seguir até ao reservatório de água, outro interessante miradouro. De salientar que este trilho é em parte comum ao PR 9 – Trilho dos Canos de Água. Descemos para a estrada, continuando a acompanhar a citânia até ao cruzamento para a Pousada. Entramos em espaço florestal até desembocarmos numa casa em ruínas, já na estrada principal. Daqui continuamos em direção ao Templo, atravessando os jardins que adornam a sua zona envolvente. Terminamos o trilho precisamente no templo, desfrutando de uma das mais belas paisagens do mundo.

Dados Técnicos:

Distância: 3,2 km

Tempo: 1h

Dificuldade: Fácil

Pontos de Interesse

–  Templo de Santa Luzia

–  Citânia de Santa Luzia

–  Parque de Lazer da Carreira do Tiro

–  Miradouro do Depósito de Água

– Pousada de Santa Luzia

Deixar comentário