Desporto do mês

Softbol, o basebol “suave”

Este desporto foi inventado por George Hancock quando, em 1887 nos Estados Unidos da América, decidiu arranjar uma forma de se praticar o basebol em ginásios cobertos. Esta modalidade foi criada como uma variação mais leve do basebol. “Mushball”, “kittenball”, “diamondball” e “pumpkinball” foram alguns dos nomes ao qual foi chamada esta modalidade que hoje conhecemos como sendo o softbol. O objetivo do softbol, tal como o do basebol, é marcar o maior número possível de pontos para deste modo vencer o jogo. Das regras definidas por Handcock destacaram-se as reduzidas dimensões do campo, a não obrigatoriedade do uso de luvas e máscara, e a importância da utilização de joelheiras pelos jogadores, em virtude do piso ser mais duro. Mais tarde, este jogo começou a ser praticado também no exterior, em campos pequenos. Atualmente esta modalidade é praticada em inúmeros países e foi introduzido como desporto olímpico nos Jogos de 1996 em Atlanta. Por decisão do Comité Olímpico Internacional em Julho de 2005, o Basebol e o Softbol foram votados para não integrar o programa dos Jogos Olímpicos, despedindo-se da competição nos Jogos de 2008, em Pequim. O desporto voltou a retornar ao programa olímpico nos Jogos de 2020, em Tóquio, mas foi novamente removido para os de 2024.

Diferenças entre Softbol e Basebol

O softbol é um desporto muito parecido com o basebol, sendo as regras praticamente as mesmas. As principais diferenças entre ambos são as dimensões da bola (maiores no softbol), as dimensões do campo (menor do que no basebol) e o tempo de jogo (que é sete entradas no softbol, em vez de nove). Além disso, o lançamento no softbol é completamente diferente, tem de ser feito por baixo, junto à anca. Outras regras menos expressivas como o roubo de bases e a mecânica das substituições de jogadores também diferencia nestas modalidades. Em termos de alta competição o softbol é maioritariamente praticado por equipas femininas, enquanto que o basebol é praticado maioritariamente por elementos do sexo masculino.

Federação Portuguesa de Softbol e Basebol

A Federação Portuguesa de Softbol e Basebol, abreviadamente designada por FPBS, foi constituída oficialmente em 1996. Em Portugal, as primeiras equipas formadas eram de Basebol no nível sénior. Assim a sustentabilidade do desenvolvimento do basebol, pelo seu cariz mais competitivo, obteve maior atenção e consequentemente maior desenvolvimento que o Softbol. A Federação Portuguesa de Basebol e Softbol regulamenta e orienta as competições de Basebol e Softbol em Portugal, tendo a sua sede em Abrantes. A FPBS pretende apostar nos escalões de formação, divulgar e incentivar a prática do Softbol e nada melhor que uma Seleção nacional para motivar ao máximo os atletas.

Deixar comentário