Sem Treta

Comprar Casa

Quais os passos a seguir?

Antes de comprar casa deve analisar alguns aspetos, como o cálculo de custos, a exposição solar, o tipo de ventilação e iluminação, a tipologia da moradia ou a proximidade com comércio e serviços.

A compra de uma casa é uma decisão importante na vida de cada um de nós. A habitação reflete, muitas das vezes, o estilo de vida dos seus moradores e na hora de tomar esta decisão deve analisar alguns aspetos fundamentais. A localização e as acessibilidades são detalhes importantes. Na maioria dos casos, a busca pela moradia verifica-se perto da zona onde sempre se viveu. No entanto, nem sempre é possível adquirir um imóvel nestes locais, devido à pouca oferta ou derivado dos elevados preços. É também essencial a realização do cálculo de custos, com o objetivo de verificar se a opção é de facto compensatória. É conveniente saber qual o valor máximo que é possível suportar. Se a opção recair pelo empréstimo bancário, tenha em atenção que as prestações relativas aos créditos não devem, por norma, ultrapassar 35 por cento do rendimento líquido mensal do agregado familiar.

A exposição solar, a ventilação e a iluminação são, igualmente, características que devem ser levadas em conta. De forma a verificar as suas vantagens, deve visitar a moradia pretendida em diferentes horários. O número de membros de uma família condiciona, igualmente, a escolha do imóvel. A escolha da casa é um exercício que consiste em combinar as necessidades com as possibilidades económicas do comprador. A tipologia é indicada pela letra “T”, seguida do número de quartos. Um T0 é uma casa sem quartos. Um T4, por exemplo, tem quatro quartos. Um outro passo diz respeito à vizinhança. Procure conhecer e conversar com os futuros vizinhos. É fundamental a recolha de informações sobre a casa pretendida e sobre a zona onde está situada. Um outro aspeto que deve ser levado em conta refere-se à proximidade com serviços, comércios, meios de transporte, hospitais, farmácias, escolas, espaços verdes e lazer. Antes da decisão final, deve confirmar o que lhe foi prometido pelo vendedor relativamente aos materiais e acabamentos e analisar ao pormenor tudo o que tiver de assinar. Se necessário deve consultar um advogado. Em caso de dúvidas ou deteção de situações graves que sejam de difícil resolução ou que exijam custos muito elevados, deve-se ponderar sobre a compra do imóvel.

 

Vai recorrer ao Crédito Habitação? Veja aqui como fazê-lo…

Quer comprar casa e decidiu recorrer ao Crédito Habitação? Pois bem, a Revista Minha foi perceber, junto de Silvia Sá, Intermediária de Crédito, que passos são necessários dar para formalizar este processo. Comprar casa é uma decisão importante na sua vida e envolve, naturalmente, um grande investimento. Perante a necessidade de recorrer a financiamento bancário, existem vários aspetos que devem ser tidos em consideração, Conheça-os aqui…

Quais as modalidades e soluções disponíveis de Crédito Habitação?

Cada cliente tem características e necessidades específicas, sendo que as soluções disponíveis pelas instituições de crédito devem ser ajustadas ao perfil do mesmo. O cliente pode e deve efetuar várias simulações em instituições de crédito distintas, e deve também avaliar alguns aspetos importantes. Quais? Nomeadamente prazo da operação, taxa fixa ou variável, taxa anual de encargos efetiva global, o MTIC, as vendas facultativas, seguros obrigatórios e encargos com a contratação da operação.

Quais os encargos com a compra de casa e pedido de empréstimo?

O cliente deve perceber que terá de suportar os impostos referentes à compra da habitação e também da concessão do crédito. Para além disto, existem também os custos referentes à escritura, registos de aquisição e hipoteca e os custos bancários relativos à avaliação e estudo do processo. Na simulação de crédito habitação, a FINE contempla toda esta informação detalhada.

Qual o impacto da prestação no orçamento familiar do cliente?

É muito importante avaliar a capacidade financeira do cliente por causa do serviço de dívida proposto. A prestação deverá estar ajustada ao nível de rendimentos, aos encargos já existentes e à estabilidade de rendimentos. Deverá ainda ser analisado o impacto de uma eventual subida de taxas de juro, bem como o custo com os seguros obrigatórios.

Como saber se reúne condições para Aprovação do Financiamento Bancário?

Após a definição do valor necessário de financiamento, bem como a escolha da solução mais adequada, deverá solicitar uma pré-aprovação do financiamento. Deverá entregar toda a documentação solicitada pela instituição que escolheu, para análise da sua capacidade financeira. Será analisada a capacidade financeira, as responsabilidades de crédito, a situação profissional e se o pedido de empréstimo se enquadra dentro dos critérios e limites de financiamento. Se reunir os requisitos para aprovação deste financiamento, tem então de passar para a fase do pedido..

Quais as fases de um processo de Crédito Habitação?

– Envio de documentação solicitada para análise do pedido de crédito;

– Pré-aprovação do pedido de crédito;

– Avaliação do imóvel a adquirir;

– Emissão da Carta de Aprovação do crédito;

– Recolha dos documentos necessários para marcação da escritura;

– Realização da escritura de compra e venda  e mútuo com hipoteca.

Para que se sinta mais tranquilo e seguro quanto a todas estas questões e tomadas de decisão, pode e deve recorrer a um Intermediário de Crédito. E quem são estas pessoas? A função destes profissionais está autorizada e é supervisionada pelo Banco de Portugal. São profissionais com um largo conhecimento do mercado e, por isso, conseguem prestar um serviço de aconselhamento especializado e personalizado. Evita deslocações às várias instituições de crédito, uma vez que os Intermediários de Crédito efetuam a recolha das propostas e estão presentes em todo o processo de negociação.

 

Qual a melhor forma de aquecer a sua casa?

Cada casa apresenta a suas especificidades e por isso devemos fazer certas escolhas, não seguindo apenas o gosto pessoal, mas também as possibilidades que a casa oferece (nem todas as casas incluem a tão acolhedora e tradicional lareira, infelizmente). Será que deve optar por um ar condicionado ou aproveitar as energias renováveis? Colocar uma salamandra na sala de estar ou um aquecedor elétrico? São tantas opções que acabar por se tornar difícil decidir qual é a mais indicada para si! A Revista Minha reuniu cinco equipamentos de aquecimento que ganham pontos pela eficiência e rentabilidade:

 

1.Salamandras: Ao serem mais compactas que uma lareira, as salamandras têm melhor rendimento, oferecendo mais calor e um melhor aproveitamento. Além do mais, ao serem fechadas (contrariamente à maioria das lareiras) são mais seguras por não libertarem faúlhas, nem produzirem fumos. As salamandras, comparativamente com uma lareira, são mais fáceis de acender e limpar. Outra vantagem deste equipamento é o seu rendimento elevado. Existem diversos tipos de salamandras, que deve escolher consoante o seu gosto e o design da casa.

 

 

2. Lareiras em boietanol: As lareiras a bioetanol são modernas, ecológicas e eficientes, o etanol é um biocombustível produzido a partir de produtos vegetais. A sua combustão produz apenas CO2, a eficiência no aquecimento destes equipamentos é excelente e as perdas de calor são quase nulas. Para além disso, é uma lareira bastante segura, que não gera fumo, cheiros ou sujidade e que pode ser instalada em qualquer parte da casa por não necessitar de chaminé. O combustível, o álcool etílico, é biodegradável e o seu preço é acessível, sendo facilmente adquirido em diversos estabelecimentos comerciais.

 

3. Recuperadores de aquecimento central a água: Os recuperadores de calor a água podem utilizar pellets ou lenha e destacam-se pelo seu elevado rendimento. Uma vez que são sistemas fechados, a combustão dos materiais de alimentação é utilizada para gerar calor, que posteriormente é recuperado de forma a ser reutilizado. Assim sendo, um recuperador de calor a água pode ser instalado em qualquer divisão da casa. Esta é a solução certa para quem pretende poupar dinheiro, pois proporcionam uma combustão bastante eficiente, sem cheiros ou fumo desagradáveis. Graças a um sistema de condutas de água aquecida pelo recuperado, passa a ser possível manter a temperatura quente e confortável não só na divisão da casa onde se encontra instalado, mas também em todas as divisões contíguas.

 

4. Piso Radiante: O piso radiante tem estado cada vez mais em voga, por ser provavelmente a solução mais confortável para aquecer a sua casa. No entanto, envolve algumas obras, por ser necessário substituir todo o piso. O aquecimento por piso radiante consiste na instalação de um sistema de aquecimento sob o soalho, onde são colocados uma vasta rede de tubos em que circula água aquecida, num temperatura entre 35 ° a 40 °C. O piso radiante apresenta um conforto incomparável, uma vez que o calor é dissipado pelo espaço de forma homogénea. Já se imaginou andar pelo chão da casa e sentir os pés quentinhos?

5. Emissores termoelétricos: Estes são os aquecedores elétricos mais eficientes do mercado. Também chamados ecoemissores, são especialmente concebidos para alcançar a máxima poupança de energia elétrica gerando calor, uma vez que não efetuam nenhum processo de combustão. Ao usar a energia elétrica, funcionam de forma limpa e renovável. Além disso, como têm uma elevada capacidade de retenção do calor, oferecem uma redução do consumo em comparação com os radiadores tradicionais. É um sistema de aquecimento que não seca o ambiente, não suja as paredes e não gera odores.

 

O que vai ser tendência na decoração em 2022?

Desde o início da pandemia de COVID-19, em 2020, que as pessoas passaram a ficar mais tempo dentro de casa. A casa, que para muitos era apenas o sítio para dormir, passou a ser o local de trabalho, de prática de exercício físico… de tudo o que possamos imaginar! Por isto, começou a haver uma necessidade cada vez maior de transformar a habitação num local aconchegado, bonito, confortável e adaptado a todas as necessidades diárias de cada um. O conforto é a palavra-chave que os consumidores procuram. Fique a par das tendências que vão predominar no ano de 2022.

O minimalismo

Um dos focos principais das tendências para o novo ano está no estilo minimalista. Mantém-se como tendência no design, nos traços, nos caminhos, mas procura-se sempre obter elegância e diferenciação em cada casa. Os materiais aparecem mais macios ao toque, confortáveis, de boa qualidade, e a paleta de cores neutra, com tons nude, predomina.

Ambientes integrados

Vai ser, sem dúvida, uma tendência por proporcionar uma sensação de amplitude e de maior aconchego e bem-estar.

A conexão com a natureza

A iluminação dos espaços é outro dos fatores que não pode ser descuidado e vai ser ainda mais valorizado em 2022. Além disto, as plantas vão surgir também como uma alternativa para trazer a natureza para dentro de casa.

Quanto às mobilias e decoração…

Vão predominar os móveis multifuncionais. A procura por sofás curvos, armários arredondados, mobiliário com o antigo arco clássico, está a ganhar cada vez mais destaque. Materiais naturais e formas orgânicas, madeira, linho, pedra, barro e fibras naturais estão e vão estar entre as principais opções que podem ser usadas para criar um ambiente confortável e acolhedor. Os materiais deverão ser delicados e duradouros e às texturas naturais juntamos os motivos vegetais presentes nos tecidos que nos conectam com a natureza. O estilo retro e vintage será também uma das principais apostas para este ano, onde vamos poder ver a integração de peças antigas em ambientes contemporâneos. O segredo está na combinação de texturas e formas.

As cores

Como referido anteriormente, a paleta predominante será a de tons neutros, mas temos também outras possibilidades..

      • Toques de Camel –  Uma cor quente, repleta de personalidade, extravagante e que combina com tons neutros.
      • Verde e Azul Suave -Os azuis são suaves e os verdes são naturais e delicados.
      • Beges – Uma paleta que evidencia o nude e os beges permanecerá sempre em vigor, independentemente das tendências. Cores quentes mas sem serem imponentes.
      • Cinzento Cinza claro ou cinza azul – Cores que dão um importante destaque a certas outras cores.

Deixar comentário