Opinião

Perspetiva Zero

Vivemos num mundo onde o consumismo se apoderou do ser humano. Cada vez mais o homem sente-se tentado a comprar mais e mais, sem realmente precisar. Esta sensação de consumismo passou a ser transmitida de geração em geração, o que faz com que a geração atual tenha a responsabilidade de mudar a maneira do ser humano ser levado pelo consumismo presente na sociedade. Temos o dever de não transmitir os ensinamentos às gerações futuras, de maneira a fazê-las perceber que o mundo pode acabar devido ao nosso consumismo e devido a levarmos todos os recursos naturais ao limite. Devemos pensar nas próximas gerações e principalmente nos menos afortunados que, para terem alguma coisa, não têm a mesma facilidade de obter os produtos como as pessoas de classes sociais com mais possibilidades. O consumismo fez mudar a mentalidade e pensamento do ser humano, de modo a pensar que ter mais é sempre melhor. Mas em contradição, o sentimento insaciável do ser humano em ter mais, veio estragar a sociedade em que vivemos e, por consequência, as gerações vindouras. O ser humano tem que aprender que as coisas mais simples podem trazer a felicidade que precisamos, sem precisarmos de gastar dinheiro.

Gabriela Silva

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O consumismo é algo perigoso, especialmente nestas alturas de natal e ano novo. Uma pessoa sai para comprar uns chocolates Ferrero e acaba a gastar centenas em muita coisa que talvez não seja preciso, basta ver uma promoção que nos sentimos meio que forçados a aproveitar. Lembro-me bem desta época em 2019, queria um chapéu da Ferrari, que custava 30 euros. Acabei por gastar muito mais porque a miniatura e a camisola estavam em promoção, é perigoso como estas marcas nos chamam só pelo desejo e uns euros de desconto. Seja como for, e todo o exemplo é exemplo, são muitos, o consumismo é uma doença para a nossa disciplina, e para a nossa carteira, claro.

Ricardo Ferreira

Nos dias de hoje, o ato de consumir está associado a felicidade e satisfação. Claro que, consumo em si, pode não ser mau, mas quando se torna um consumo exagerado e sem um propósito e necessidade traz consigo vários problemas. O consumismo, além da dependência que cria no ser humano de comprar algo para a sua satisfação, causa também muitos danos para o ambiente, por exemplo, a crescente poluição causada pelas indústrias que pouco se importam com isso. O consumismo não é uma alternativa sustentável, uma vez que tem um grande impacto negativo no meio ambiente. Todos devemos refletir um pouco, antes de adquirirmos algo. Devemos questionar as nossas necessidades, procurar conhecer outros hábitos de consumo mais sustentáveis, tentar reutilizar alguns produtos, e pesquisar sobre as políticas de fabricação dos lugares onde normalmente consumimos, entre outras medidas possíveis de serem adotadas. É importante, acima de tudo, conscientizar as pessoas para os problemas que o consumismo gera.

Liliana Martins

Deixar comentário