Sem Treta

Pedro Ferreira – 20 anos de paixão pelo Software

No ano em que comemora 20 anos de carreira numa das maiores empresas tecnológicas nacionais, Pedro Ferreira, Senior Business Consultant da F3M, concedeu uma entrevista à Revista Minha onde faz uma retrospetiva do seu percurso profissional. Nesta conversa, ficamos a conhecer um pouco mais do trabalho deste super comercial da área tecnológica, que tem obtido resultados surpreendentes, cotando-se como um dos principais ativos da empresa que representa. Números que refletem competência, dedicação, profissionalismo e foco, numa área cada vez mais exigente onde o paradigma e a necessidade de adaptação mudam à velocidade da luz.

 

Para quem não o conhece, quem é o Pedro Ferreira?

O meu nome é Pedro Ferreira, tenho 39 anos, sou natural de Braga e sou casado com Liliana Silva, Enfermeira no Hospital de Braga. Sou pai de 2 crianças (Leonor de 10 anos e Afonso de 6 anos) e juntamente com o meu pai, mãe e irmã tenho formado o maior e melhor alicerce da minha vida. A Família é essencial para a estabilidade e sucesso profissional e está no topo das minhas prioridades.

A Área Tecnológica sempre foi uma paixão para si?

Sim, sempre tive e continuo a ter uma paixão enorme por tudo o que seja tecnológico (computadores, telemóveis, tablets, smartwatches, televisões, internet, etc). O meu primeiro computador foi dado pelos meus pais quando tinha 12 anos e, posso referir, que foi amor à primeira vista. Desde esse dia que senti o “bichinho tecnológico” a despertar em mim e senti que teria que ser esta a minha área profissional. Sou um consumidor assíduo de tudo o que seja inerente à tecnologia e tenho sempre vontade em aprender mais e mais num setor que está diariamente em constante evolução.

Comecemos pelo início de toda a sua carreira. Como se deu a sua entrada na F3M?

A minha entrada na F3M ocorreu em 2002 quando ainda estava a estudar. Antes de entrar na F3M representei, durante 2 anos, uma operadora de telecomunicações nacional através do Grupo BF, e tinha a função direta de prospeção e angariação de novos clientes. Ao longo destes anos, fui descobrindo que as minhas aptidões e skills estariam intrinsecamente ligadas à área comercial e ao contacto direto com clientes.

Fale-nos um pouco sobre o seu percurso na F3M. Admitimos que ao longo destes 20 anos passou por diferentes funções na empresa?

Quando entrei na F3M fui alocado à área empresarial onde estávamos focados na comercialização de software, próprio para empresas específicas de determinados setores. E assim estive durante um ano com resultados interessantes. Em 2003, a administração da empresa decidiu convidar-me para ingressar num mundo totalmente novo… a área social, com a comercialização de software para entidades do setor não lucrativo (IPSS, Misericórdias e Mutualistas). E assim foi até 2013. Os objetivos anuais colocados pela empresa eram, ano após ano, atingidos e superados, ajudando a empresa a tornar-se líder no mercado nacional no fornecimento de software para o terceiro setor. Como é normal, o crescimento de uma empresa faz com que a mesma, tendencialmente se afaste dos seus clientes. Para contrariar este afastamento, a administração da empresa, em 2013, decidiu transformar-me em Gestor de Cliente da Área Social e colocar o foco na construção e fidelização de uma carteira de clientes sólida, saudável e sustentável.

Explique-nos o que é e o que faz, efetivamente, um Senior Business Consultant?

Um Senior Business Consultant é um Gestor de Cliente dedicado, que tem como principal foco, a satisfação dos seus clientes. É alguém responsável por gerir, rentabilizar e satisfazer as necessidades comerciais dos seus clientes, sempre focado em objetivos e sabendo que a relação entre empresa-cliente terá que ser win-win. É responsável por definir para cada entidade, quais as melhores soluções tecnológicas para colmatar as suas necessidades e apresentar o melhor projeto para cada cliente. Hoje em dia, estou a gerir uma carteira de 400 entidades responsáveis por uma grande parte de margem gerada na empresa. Tenho o prazer de gerir alguns dos maiores clientes da empresa na área em que atuo.

Com um número tão elevado de clientes, acreditamos que não seja fácil gerir o seu dia a dia?

É verdade, mas os resultados obtidos são fruto de um grande trabalho de equipa. Desde a nossa empresa de telemarketing, à minha assistente, a todos os meus colegas do Departamento de Marketing e Vendas, aos meus colegas do Desenvolvimento do Software, ao Departamento de Suporte a Clientes, à minha direção e administração, todos trabalhamos como equipa e temos um objetivo comum que é a satisfação dos nossos clientes. São, em média, quase 100 emails por dia, mais de 50 chamadas telefónicas diárias e muitas reuniões que fazem com que o dia a dia voe. Só trabalhando em equipa é que os resultados surgem. Sei que sem eles, os resultados não seriam, nem de perto nem de longe, os que se traduzem atualmente. Toda esta cadeia de valor tem que ser reconhecida, pois eu apenas dou a cara e transformo o trabalho diário desta fantástica equipa em números.

A área comercial tem mudado ao longo dos anos. Acredita que grande parte do mercado empresarial acompanhou esta mudança?

O paradigma comercial mudou muito ao longo dos anos e não podemos trabalhar da mesma forma que trabalhávamos há 20 anos, e isto aplica-se a todo e qualquer departamento e a todas as empresas em geral. Hoje em dia, as relações profissionais devem ser mais do que simples interações comerciais. Temos que cultivar a confiança e transformar os clientes em amigos com uma presença assídua no seu dia a dia. Temos que tocar no coração do cliente e tornar a venda consultiva e emotiva. Temos que trazer valor para os nossos clientes. Orgulho-me de ter, na minha carteira de clientes, alguns dos maiores e melhores clientes da empresa, sendo que alguns desses clientes também são meus amigos e fazem parte do meu dia a dia, frequentam a minha casa e convivem com os meus filhos. O mercado empresarial teve que acompanhar esta mudança e acredito que se não o fizerem não terão os mesmos resultados. O Jeff Bezos (Fundador da Amazon) disse uma coisa super interessante – “Eu não preciso de saber muito sobre os meus concorrentes, mas preciso de saber tudo sobre os meus clientes. O meu receio é que os meus concorrentes saibam mais dos meus clientes do que eu”.

Para terminar e, apesar de ainda ser jovem, pois não chegou aos 40 anos, onde se vê daqui a 5/10 anos?

Sendo, atualmente, o Senior Business Consultant mais antigo da empresa – apesar da antiguidade não querer dizer nada em nenhuma empresa -, sei que tenho uma responsabilidade acrescida e tento passar a minha experiência e sabedoria aos colegas mais novos do meu Departamento. Aqui, temos diariamente que provar que somos bons naquilo que fazemos e os resultados têm que ser constantes e os objetivos atingidos. Existe todo um conjunto de fatores que tento ajudar e passar à equipa da melhor forma, com o conhecimento e experiência adquirido ao longo dos anos. Acho que, de uma forma natural, mais cedo ou mais tarde, aqui, ou numa outra empresa, terei a responsabilidade máxima de gerir um departamento comercial e transformar a minha experiência, dedicação e profissionalismo em resultados diretos para a entidade que represento.

Deixar comentário