Finanças

Crédito Habitação – O que precisa de saber

Com as recentes alterações de prazos, muitos são os portugueses que podem ter a vida mais dificultada na hora de pedir Crédito Habitação.

Está a pensar em comprar casa? Então, pense bem se vai conseguir suportar uma despesa adicional no seu atual orçamento, porque se trata de um crédito a longo prazo.

E porque é importante fazermos contas a tudo, no caso de pedir um crédito para a compra de casa não pode ser exceção.

Antes de pedir um Crédito Habitação é muito importante sabermos quanto podemos gastar, para depois escolher-mos a casa de acordo com as nossas possibilidades.

Para isso aqui ficam 4 dicas importantes:

1 – Faça simulações em vários bancos para ter forma de comparar, tanto a prestação, como os seguros, custos, etc. Tudo é importante e deve ser analisado porque vai ter impacto direto na sua carteira.

2 – Saiba negociar bem o spread com o seu banco. Os bancos apresentam um número de produtos associados para que o cliente tenha um spread mais baixo, mas já comparou com a concorrência? Já analisou primeiro o mercado? Sabia que não é obrigatório contratar os seguros de vida com o Banco? Pode escolher outro produto e negociar com o Banco fazendo por exemplo os seguros de vida fora e pagar menos.

3 – Poupe primeiro com o objetivo de ter sempre pelo menos 10 % ou 20 % no mínimo para uma entrada inicial. Poderá ser fundamental para melhorar as condições no empréstimo

4 – Fale com o Banco que trabalha atualmente, mas tenha em atenção que pode não ser o seu banco a apresentar a melhor proposta, por isso analise bem todas as opções, porque na maioria das vezes sendo a captação de um cliente novo, os Bancos oferecem melhores condições.

Já sabe, pode e deve negociar tudo porque este tipo de crédito pode ser para a vida toda e quanto mais contas fizer à vida melhor. Se a sua ideia for comprar para investir a lógica deverá ser a mesma, olhar para tudo o que pode pagar menos e negociar, negociar.

Não se esqueça que, com as alterações dos prazos a partir do início do mês de Abril, para clientes até 30 anos de idade podem pedir até um prazo máximo de 40 anos, para quem tem entre os 30 anos e os 35 o prazo máximo é de 37 e, finalmente, para quem tem mais do que 35 anos o prazo máximo fica nos 35 anos.

Isto significa que, o prazo para algumas idades se torna mais curto o que significa que vai pagar mais juros, logo a prestação também será mais elevada.

Na hora de decidir, pense se não poderá fazer sentido colocar em cima da mesa a opção da taxa fixa.

Dica adicional: Quando pedir as simulações em diferentes bancos para sua análise, peça também uma das opções com taxa fixa ou pelo prazo todo ou por metade por exemplo, para avaliar bem na altura que decidir, até porque não se pode esquecer que as taxas mais tarde ou mais cedo vão subir de forma mais acentuada.

Todas as contas contam e cada vez mais todo o im- pacto que possa acontecer no nosso orçamento familiar deve ser bem ponderado, antes de tomar a decisão final.

 

Deixar comentário