Projetos

WAYZ- Caminhar de mãos dadas com o planeta

 A WAYZ é uma marca portuense de ténis sustentáveis e vegan, que utiliza apenas materiais provenientes de produtores portugueses que não causem impacto ambiental na produção.

Nasceu de um sonho de Pedro Maçana e Daniel Gonçalves, que se conheceram no curso de Design de calçado e onde perceberam que ambos partilhavam a ambição de criar uma marca portuguesa de sapatilhas. Através deste sonho, concorreram a uma campanha na Indiego-go, onde arrecadaram mais de 18.500€ e em dezembro de 2019 deram início a este percurso em conjunto. Hoje, estes dois amigos têm uma marca que pretende ser consciente e criar ténis autênticos, com três pilares fundamentais:

1. Responsabilidade Ambiental:

Materiais ecologicamente corretos
– Couro biodegradável (livre de cromo e metal).
– Têxtil de plástico reciclado, feito a partir de resíduos do Mar Mediterrâneo.
– Solado de borracha reciclada.
– Palmilhas biodegradáveis de látex, linho e fibras de madeira e lã.

Fornecimento local e Produção local
– Todos os componentes do calçado são adquiridos e a produção ocorre num raio de 70 km no Porto, Portugal.

2. Transparência:

Fábricas éticas e materiais de qualidade
– Empresas familiares, com décadas de experiência e gran- de know-how em sapataria, onde artesãos apaixonados por calçados são pagos de forma justa, há boas condições de trabalho e as leis são totalmente respeitadas.

Preços justos
– O preço final é resultado do modelo de negócios desta marca – trabalham com o mínimo de intermediários, têm uma cadeia de suprimentos local e simples e estrutura de custos flexível que permite fabricar tênis de alta qualidade, durabilidade e vender a preços justos, tornando-o acessí- vel a cada vez mais pessoas.

3. Responsabilidade Social:

Marca neutra em carbono, 28 Toneladas de emissões de CO2 compensadas e Certificado pelas Nações Unidas.
– Em cooperação com a Dcycle.io, foi feita uma análise do ciclo de vida das coleções de couro vegetal e veganas para calcular a pegada ambiental de cada sapatilha. A coleção de couro vegetal emite 16,2 kg de CO2 por par, o que repre- senta uma redução de 1,6 kg de CO2 (-9%) quando comparado aos ténis fast fashion. A coleção vegana emite 6,8 kg de CO2 por par, o que representa uma redução de 3 kg de CO2 (-31%).

Compensam ainda 28 toneladas de CO2, correspondentes aos pares produzidos de 2019 a 2021, para se tornarem uma marca neutra em carbono. Este processo foi certificado pelas Nações Unidas.

Agora, além da loja online, pode encontrar esta marca fisicamente na Hello, na zona do Bonfim, no Porto.

Deixar comentário