Ver

Humoristas que estão a dar que falar!

Alguns só agora começam a ser conhecidos do grande público, outros já nos acompanham há alguns anos. Têm fãs por todo o lado, mas também têm quem lhes censure o humor. Ser comediante ou humorista em Portugal não é fácil, mas hoje apresentamos-lhe cinco talentos que estão a dar que falar.

Joana Gama (A Mãe é Que Sabe)

Ser mãe é um filme. Uma comédia dramática que tem os seus momentos de ação, suspense e até terror. É viver a incerteza da vida com maior intensidade, já que ela não diz respeito apenas a si mesma, mas ao seu bem mais precioso. Ter filhos não é pêra doce… e Joana Gama sabe-o bem. A blogger, que anima os nossos dias com as narrativas da sua aventura maternal em “A Mãe é que Sabe”, também encara os palcos do Stand Up e tem dado que falar!

Licenciada em Comunicação Social na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, Joana Gama tornou-se radialista e co-apresentou e produziu programas na RFM e Rádio MegaHits. Conheceu a sua parceira de escrita, Joana Paixão Brás, num grupo do Facebook para mães. Em junho de 2014 ela e mais cinco mulheres decidiram criar o blogue, mas a dedicação ao trabalho ficou a cabo das duas Joanas, que levaram o projeto adiante e se tornaram num sucesso. Desta empreitada, muitas oportunidades surgiram, até a de arriscar no Stand Up Comedy. Atualmente, Joana Gama divide o seu tempo no blogue e com os podcasts “Banana-Papaia”, onde é uma das anfitriãs, “Maluco Beleza” e “Bom Dia, Alergia”.

 

Ana Garcia Martins (A Pipoca Mais Doce)

Gostar de escrever foi o que impulsionou Ana Garcia Martins a investir no jornalismo como profissão. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, estagiou em rádios, trabalhou na Time Out Lisboa e foi cronista em jornais. A meio do caminho nasceu “A Pipoca Mais Doce”, um blogue que se tornaria numa das maiores sensações do país. A blogger gosta de escrever sobre tudo, principalmente no que diz respeito a moda e estilo de vida. O tom irónico faz parte do seu estilo, a ponto de fazê-la arriscar noutra área: o Stand Up Comedy.

As aparições da “Pipoca” nesta cena remetem a 2016, nos roasts da SIC Radical. O mais recente trabalho ocorreu no Campo Pequeno, em Lisboa, com um roast a José Castelo Branco. A blogger tem nesta área a oportunidade de regressar aos anos iniciais da sua aventura como “Pipoca”, onde podia falar de tudo e sem pudores. Ana Garcia garante que a comédia é uma válvula de escape para as pressões que precisa de aguentar à frente de um dos blogues mais visitados de Portugal.

 

Guilherme Geirinhas

O que é que a Medicina, a Economia e a Publicidade têm em comum? Todas elas fizeram parte da vida do humorista Guilherme Geirinhas. O lisboeta, apesar destas escolhas distintas, sempre teve interesse em escrita humorística. Apercebendo-se deste facto – após abrir uma conta no Twitter e reconhecer a sua capacidade de fazer rir os outros –, dedicou-se ao humor e actualmente percorre o país com o seu espectáculo de Stand Up Comedy. Garante também que, apesar de ter mais de 200 mil seguidores no Youtube, não é este o seu foco.

Quando por fim decidiu dedicar-se à arte de fazer rir, Geirinhas juntou-se a outros humoristas portugueses, criando o projeto Bumerangue, que consistia em vídeos humorísticos nas redes sociais. Entretanto, em 2017, decidiu afastar-se do projeto e do trabalho como copywriter de publicidade para se focar nesta carreira. O humorista utiliza a sua experiência na publicidade para tornar o seu humor mais rentável e tenta sempre antecipar o que o seu público deseja para estar sempre em alta. Atualmente dedica-se aos palcos e também tem o seu espaço na “Sábado”, onde comenta, com tom bem humorado, as notícias do país.

Mariana Cabral (Bumba na Fofinha)

Sucesso nas redes sociais, a copywriter e blogger iniciou o seu trabalho acidentalmente com vídeos na internet. Acostumada a escrever, viu-se em frente às câmaras, já que tinha o dedo partido. A falar sobre os desafios de ser mulher de forma bem humorada, Mariana ganhou notoriedade. Já subiu aos palcos do Rock in Rio para mostrar o seu talento, que cativa cada vez mais fãs, e não é à toa que foi considerada uma das 50 mulheres mais poderosas do país!

Formada em Jornalismo, trabalhou na Disney World e em empresas com forte ambiente executivo, o que diz ter sido importante para “dar valor ao que tem atualmente”. Fazer vídeos para o Youtube é algo que a faz feliz e, como tal, contagia aqueles que a assistem. Consegue chegar facilmente às 100 mil visualizações em cada trabalho e o seu humor de observação é simples e direto. Atualmente, a “Bumba” está focada no seu canal do Youtube e tem uma versão exclusivamente em inglês! É a “Porta dos Fundos” de uma mulher só e promete ganhar o mundo!

LuÍs Franco-Bastos

Se gosta de humor, provavelmente já ouviu falar do talento de Luís Franco Bastos. Aos 19 anos, já chamou a atenção do público português ao ganhar o concurso de talentos humorísticos “Cómicos de Garagem”. Imitador talentoso, tem a capacidade de copiar com exatidão as expressões e timbres das figuras mais importantes do país. Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, o humorista trabalha na tv, rádio, palcos e internet, com os mais variados projetos.

O humorista estava na estrada com o espetáculo “Consciente” e promete voltar aos palcos na segunda metade do semestre. Enquanto isso, faz sucesso no Youtube com o programa “Erro Crasso”, que recebe figuras ilustres do país numa conversa descontraída e jogos semelhantes aos que fazemos nas nossas festas privadas. O seu mais recente trabalho é a série de ficção em formato de podcast “Hotel”, em que interpreta todas as personagens.

Deixar comentário