Eco Mundo Pet

Como transportar animais no carro

Quem tem um animalzinho, tem um amigo. Um ser especial, que traz alegria, equilibra energias e cria novas oportunidades para nós, seres humanos, evoluirmos. Com eles aprendemos todos os dias a ser mais empáticos, a compreender o que não pode ser dito com palavras e a admirar as diferenças que possuímos. Uma vida sem eles é uma vida vivida pela metade. Na Minha amamos tanto os nossos animais que não podíamos deixar de criar uma área só para eles, para que possamos aprender mais sobre o seu universo e tornar o mundo um lugar melhor para eles. 

COMO TRANSPORTAR ANIMAIS NO CARRO

Mudanças, viagem, passeio, idas ao veterinário… todos os animais precisam de sair de casa. Até à colocação da trela, tudo bem, todos entendemos, mas e quando o transporte precisa ser feito no carro? Será que cumprimos as regras? Será que os nossos animais nos deixam fazer tudo o que é preciso? Esta atividade pode ser um pouco confusa e complexa para alguns donos e é por isso que temos dicas para este transporte tão importante ser feito da maneira mais segura para si e para o seu bichinho!

Adapte o animal ao veículo.

Antes da parte do transporte, é preciso habituar o seu animal à novidade. Lembre-se que esta pode ser a primeira vez que o seu animal passa por esta experiência,  pode reagir de maneira desagradável. Por isso, paciência é fundamental. Associe o veículo a coisas positivas, como a petiscos, brinquedos e carinho. O ideal é ligar o carro e dar pequenas voltas, para que o animal perceba que é uma atividade prazerosa.

Evite a barriga cheia!

O balanço do veículo pode enjoar o seu animal! Por isso, tenha atenção à quantidade de comida que ele consome antes de entrar no veículo, assim como o horário da alimentação. Animais que enjoam no carro podem associar a atividade a algo negativo e continuarão a enjoar até que seja feita uma reeducação. Evite este transtorno com medidas simples!

Forre o seu automóvel!

Seja com pêlos ou outras coisas piores, transportar animais causa um pouco de sujidade. Para evitar pagar caro com lavagem de bancos, forre todo o local em que o animal estiver e, para garantir o seu conforto, acrescente brinquedos e outros objetos que o façam sentir-se em casa. Quanto mais ambientado, mais prazerosa será a viagem.

Para estabilidade, invista na caixa!

Quer ficar longe das multas e garantir a sua segurança e a de todos os ocupantes do veículo? Então aposte na caixa de transporte. Com vários tamanhos, o seu animal estará protegido e num espaço só dele. A caixa pode ser colocada na mala – com a chapeleira removida – ou nos bancos traseiros. Para que o animal fique confortável e entre facilmente no contentor, deve novamente associar a atividade a algo positivo. Experimente colocar petiscos na caixa e acariciar o animal assim que ele entrar. Só não se esqueça de a prender com o cinto ou outro tipo de fixação: mesmo com o movimento do carro, a caixa permanece segura e sem causar acidentes.

Cinto para os bichinhos!

Apesar de não ser tão seguro como a caixa, é possível utilizar cintos de segurança específicos para cães. O cinto não é muito diferente de uma trela de peitoral que evita, com a ocorrência de impacto, que o animal seja estrangulado pela trela comum. Deve ter atenção ao fixar o cinto, pois ele não deve ficar frouxo. O animal também deve permanecer no banco e não ter a possibilidade de descer para o chão.

Ar ligado e janelas fechadas!

Sim, todos adoram aquela visão do cão com a cabeça fora do carro, a brincar com o vento. Infelizmente, isto não é seguro. O ideal é que o transporte seja feito com os vidros fechados, garantindo assim que o animal não salte do veículo, caso consiga soltar-se do cinto. É também preferível que o ar condicionado esteja ligado, pois os animais costumam sentir mais calor do que frio dentro do automóvel.

Relaxe!

Os animais percebem tudo ao seu redor. Se estiver nervoso, impaciente ou irritado, o seu cão perceberá isso e reagirá de acordo com o seu estado de espírito. Portanto, quando decidir fazer o transporte do seu bichinho, tenha em mente que é algo simples e que os momentos felizes deste passeio valem todos os cuidados! 

Coimas de 60 a 600 euros!

Lembre-se que o transporte não deve comprometer o bem estar dos animais e não deve prejudicar a condução. Se infringir as regras, pode pagar uma coima que vai de 60 a 600 euros, de acordo com o Código da Estrada. Animais soltos no veículo e que acabam por colocar qualquer passageiro em risco – incluindo o próprio bichinho – estão terminantemente proibidos! Não ignore as regras e proteja-se!

Deixar comentário