© DR
Notícias

Reconstruções mamárias têm nova ajuda

Esta inovadora ferramenta com tecnologia Accurate-BV focada em ajudar no processamento de imagens para a segmentação dos vasos sanguíneos de pequeno calibre, é a primeira patente de software concedida ao Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência.

A equipa do Centro para as Telecomunicações e Multimédia trabalhou em colaboração com a equipa clínica da Unidade da Mama da Fundação Champalimaud para o desenvolvimento desta invenção implementada por computador que representa o culminar de mais de quatro anos de investigação desenvolvida pelos investigadores Ricardo Araújo e Hélder Oliveira, e que tem o objetivo de diminuir os tempos de deteção e caracterização dos métodos de segmentação de vasos sanguíneos adaptados às difíceis condições existentes em pacientes submetidas a cirurgias de reconstrução mamária, como: vasos de muito pequeno calibre (cerca de 2mm), regiões de baixo contraste e até ausência de sinal.

Neste tipo de cirurgias, a equipa médica recolhe tecido da região abdominal para reconstruir a(s) mama(s) que foi (foram) retirada(s), devido a uma mastectomia. Para planear o tecido a extrair, os cirurgiões precisam de um mapa e descrição detalhados dos vasos sanguíneos da região abdominal, fator essencial para garantir que a nova mama tenha uma boa irrigação.

Com o Accurate-BV os radiologistas passam a ter à sua disposição uma ferramenta que reduz em 90% o tempo de análise da imagem, possibilitando um planeamento cirúrgico mais completo e objetivo.

O trabalho INESC TEC, intitulado “Method and Apparatus for the Segmentation of Blood Vessels”, é o primeiro a focar-se na segmentação de vasos sanguíneos de pequeno calibre em imagens médicas 3D e consistiu no desenvolvimento de algoritmos para auxiliar equipas de radiologia de unidades hospitalares que realizam reconstruções mamárias através da técnica DIEP (Deep Inferior Epigastric Perforators).

Atualmente, depois da patente concedida na Europa, estão em análise pedidos de patente nos EUA, China e Japão.

Deixar comentário