Mundo Pet

Viver em apartamentos sem stress

Nos centros urbanos, os apartamentos são a moradia padrão. Preferimos reduzir o nosso espaço em busca de segurança, conforto e melhores preços. Atualmente, os animais vivem cada vez mais próximos de nós e, consequentemente, em espaços reduzidos.

Porém, para manter uma boa convivência com os vizinhos, é necessário respeito e cuidados especiais para todos viverem em harmonia. A Minha selecionou algumas dicas especiais para ajudar a tornar esta coexistência pacífica!

Existe um animal indicado?

Antes de mais, deve ter-se em conta que nem todos os animais estarão totalmente confortáveis num ambiente mais pequeno como um apartamento. Algumas raças de cães são mais ativas e precisam de mais espaço, assim como os gatos, que também necessitam de uma área livre e gostam de escalar os móveis. Um bom animal para apartamento deve acompanhar a sua rotina e estar tranquilo no ambiente, sem incomodar os vizinhos. Independente do tamanho, os bichinhos costumam ficar confortáveis desde que estejam com os donos, então o importante é cuidar das necessidades do animal e mantê-lo saudável.

Cada um no seu quadrado

Não é porque o espaço é pequeno que o animal precisa estar 24h por dia com o dono. Todos precisam de um espaço de acordo com as suas necessidades. Para cães e gatos, um ambiente com uma cama própria e sítios com água, comida, brinquedos e de necessidades fisiológicas (quando feitas dentro de casa), devem ser bem estipulados, para que o animal também tenha uma rotina. Além disso, cuidar deste ambiente para que esteja limpo e seguro também é de responsabilidade do dono. Escolha um sítio longe de armários apertados ou qualquer limitador que possa gerar acidentes, assim como deve ter cuidado com locais em que haja muita incidência solar.

Segurança em primeiro lugar

Em moradias isto pode ser um problema, mas em apartamentos — por causa da proximidade do animal com os objetos eletrónicos — pode ser ainda pior. Mantenha os fios e outros objetos de alto perigo longe dos animais, principalmente dos gatos e cães, mais curiosos e propensos a colocar a boca e patas onde não são chamados. As telas nas janelas também são de primordial importância. O gasto é necessário, mas custa menos do que a preocupação em expor seu animal ao risco de queda.

Passeios são importantes

Animais que permanecem muito tempo dentro de apartamentos podem desenvolver stress e atitudes agressivas. Para combater esta sensação de “confinamento”, os animais precisam de explorar novos ambientes e isso só é possível com um passeio de qualidade. É importante para os cães e gatos aplicar os seus comportamentos instintivos como farejar, correr ou saltar. A quantidade estipulada de passeios pode variar de acordo com a necessidade do seu animal mas, se não for possível realizá-la, é importante pedir a outra pessoa que o faça, como um Pet Sitter.

Siga as regras do condomínio

Sabemos que, por lei, ninguém pode interferir na presença de um animal dentro da nossa residência.  Porém, os condomínios têm regras e exigências para a boa convivência que devem ser respeitadas. Para não perder a razão, respeite as recomendações e caso discorde de algum ponto em específico, converse com os condóminos. Tenha atenção que todos têm o direito de estar nos espaços comuns e nem todas as pessoas gostam ou se sentem seguras ao lado de animais, mesmo que devidamente limitados com trela. Crie soluções para seguir as regras e manter o bem estar dos animais e também dos outros residentes do prédio.

Ficou difícil? Peça ajuda!

O cão late demais, o gato quebra a casa inteira e o papagaio foi parar na casa do vizinho? Não desespere! São comportamentos normais e precisam de maior disciplina e dedicação. Para realizar este trabalho de forma correta, é indicado contatar um treinador, pois assim ele pode fazer uma análise do seu bichinho e descobrir qual é o problema. Para animais que ficam ociosos em casa, existem opções como “escolas” para animais, que promovem a integração do bichinho e muito tempo disponível para brincadeiras e socialização. Também há a opção de deixar o animal com algum parente/amigo que permaneça em casa, assim as hipóteses de ele se sentir sozinho diminuem. As opções são muitas para quem pensa em tornar a qualidade de vida do animal a melhor possível!

Não ao abandono!

Em alguns centros de adoção já foi detetada a maior dificuldade dos cães em conseguirem um novo lar, principalmente por causa do porte físico e necessidades especiais. Por isso, é importante reforçar a mensagem de que o abandono é crime! Não é pela necessidade de férias ou mudança de casa que os animais se tornam menos importantes. Ao comprar ou adotar um animal, pense que ele estará presente na sua vida e escolhas por um mínimo de dez anos! Seja leal e responsável! 

Deixar comentário