Roteiros

Dois destinos para Janeiro: Novo ano, viagens revigorantes

Começa um novo ano, avalia-se o passado, renovam-se horizontes e abre-se uma página em branco para escrevermos linhas de confiança, com novos desafios, novas conquistas e experiências. Nada melhor do que acrescentar parágrafos com novos lugares! Viagens que nunca foram feitas e que se vão transformar em capítulos inesquecíveis das nossas vidas… Nesta edição, sugerimos dois destinos para o início de 2020. Lugares surpreendentes e revigorantes!

Uma das sugestões é Ljubljana, a bela capital da Eslovénia. Pequena em tamanho, esta cidade é gigante naquilo que tem para oferecer aos visitantes. O nome significa “pessoa amada” e, apesar de pequena, está cheia de atrações. O centro é dinâmico e atrai pela natureza, pelo charme, pela cultura, arquitetura, pela gastronomia e simpatia das suas gentes. As pontes sobre o rio Ljubljanica – aproveite para fazer um passeio de canoa! – são um cartão de visita, bem como o castelo localizado no topo da colina ou a praça Preseren, sempre muito concorrida. Deve ainda visitar a catedral de São Nicolau, o interior é lindo! À noite, a cidade ganha nova alma e luz.

A outra proposta de viagem leva-nos até à Suíça, mais concretamente, a Lucerna. Muito fotogénica, encanta pela beleza natural, com destaque para a envolvência das montanhas Pilatus, Rigi e Titlis, e para o lago encantador, onde pode fazer um passeio de barco. Kapellbrucke é obviamente paragem obrigatória. Trata-se de uma ponte de madeira e é o seu cartão postal. Conheça algumas igrejas (Jesuitenkirche e Hofkirche St. Leodegar), Weinmarkt, “a praça do vinho”, Lowendenkmal, o “Leão de Lucerna”, o castelo Gutsch e vários museus como o do Transporte, Bourbaki e Richard Wagner. E, claro, não esqueça a gastronomia, com destaque para os queijos e chocolates. 

Eslóvenia: Ljubljana

Ljubljana

Na mala: roupas quentes, gorro, botas

Ideal para uma estadia curta, Ljubljana é moderna e desenvolvida. Com grande caráter intimista e repleta de charme, está cheia de verde, com lindas paisagens, entre vales e colinas. O centro é animado pela vida social muito ativa nos espaços públicos e pela boémia dos bares e restaurantes. As pontes são imagem de marca, tal como o dragão, o grande símbolo da cidade. Passear nas margens do rio Ljubljanica é um programa que não deve perder. A neve, nesta altura, poderá proporcionar-lhe imagens memoráveis.

Suíça: Lucerna

Na mala: roupas quentes, botas, luvas e gorro

Lucerna é uma das cidades mais bonitas da Suíça. O seu charme medieval confere-lhe um registo especial, abrilhantado pelo cenário montanhoso envolvente, nesta altura coberto de neve. Apesar de pequena, esta cidade é vibrante e muito visitada por turistas. Oferece grande diversidade de atrações como as montanhas, o centro histórico, a famosa ponte de madeira, as igrejas, a gastronomia, os cruzeiros pelo lago e vários eventos ao ar livre. Encantadora!

Deixar comentário