paulo-gonçalves-revista-minha
Pensamento

Paulo Gonçalves

“Não sou um herói, sou um ser humano com respeito pelos outros”.

Paulo da Silva Gonçalves foi um piloto português nascido a 5 de fevereiro de 1979, em Gemeses, Esposende. Notabilizou-se como motociclista de rally: acumulou mais de vinte títulos nas modalidades de motocross, supercross e enduro. Foi campeão do mundo de ralis todo-o-terreno em 2013 e vice-campeão em 2014. Participou no Rally Dakar por treze vezes, tendo começado em 2006. E

m 2016 foi protagonista de uma situação que muito emocionou os espectadores e colegas: parou para ajudar um colega durante uma etapa do rali Dakar, perdendo assim a liderança da classificação geral de motas no rali todo-o-terreno. A organização acabou por premiar o fair play de Paulo Gonçalves, que, após os ajustes, viu o seu nome surgir no terceiro lugar da etapa, a 1.56 minutos do vencedor. Na altura apelidado de herói, Paulo recusou o estatuto: “Fiz aquilo que me competia, ao contrário, acredito que fizessem o mesmo por mim”, escreveu na altura, na sua página de Facebook.

Devido à sua paixão por grandes velocidades, o piloto era conhecido como “Speedy”, em alusão ao personagem animado Speedy González. Paulo Gonçalves faleceu com 40 anos, depois de um acidente a 12 de janeiro deste ano no Rali Dakar 2020. Esposende foi pequena para acolher todos os que quiseram dizer um último adeus ao piloto.

 

 

Deixar comentário