Notícias

Como evitar óculos embaciados ao usar máscara?

Quem usa óculos está a deparar-se com um grande problema relativo ao uso de máscara: as lentes embaciam facilmente e dificultam a visão.

Conscientes das dificuldades económicas que algumas pessoas atravessam, reunimos alguns truques caseiros para tentar atenuar e impedir o embaciamento, mas também falamos com especialistas em visão para nos ajudarem.

As nossas sugestões foram aprovadas pela Franco Oculista e respetiva equipa de Optometria, que nos ajudaram a elaborar este guia.

 

Alternativas caseiras

— Esfregue uma barra de sabão (rosa ou azul, por exemplo) nas lentes e limpe- as com um pequeno pano macio, de microfibra, de preferência.

— Lave os seus óculos com uma mistura de água e sabão, sacuda o excesso e deixe-os secar ao natural. Faça este processo mesmo antes de colocar a máscara e use os óculos sem que tenham secado completamente.

— O detergente da loiça diluído em água também pode ser utilizado nas dicas anteriores. É uma medida simples e económica.

— As batatas que certamente terá na sua despensa contêm amido, uma substância capaz de criar uma barreira de proteção que impede os óculos de embaciarem tão rápido. Só tem de cortar uma batata a meio e esfregá-la na parte interna da lente, sempre de forma suave para não riscar nem arranhar. Não enxague as lentes, só tem de esperar que a camada seque e depois lavar com um pouco de água.

 

Técnicas com a máscara

— Se estiver a utilizar uma máscara cirúrgica, opte por uma forma diferente de a atar, como explicam as imagens. A sugestão é da Royal College of Surgeons, numa publicação que data de 2014:

“A técnica padrão de prender uma máscara cirúrgica envolve atar os dois laços para que fiquem acima e abaixo da orelha numa aparência quase paralela (Imagem 1). O nosso método consiste em prender o atilho superior primeiro com o mesmo diretamente abaixo da orelha. O atilho inferior é trazido até à frente da orelha e preso sobre a coroa da cabeça (Imagem 2). Esta abordagem permite uma vedação mais próxima sobre o nariz e ao longo da crista infraorbital, interrompendo a ventilação na parte superior da máscara facial e formando dois respiradouros laterais (…).” (Imagens 3 e 4)

— Dobre um pedaço de papel higiénico ou lenço de papel em retângulo e prenda-o na extremidade superior da máscara, precisamente por onde o ar sai. O papel vai absorver a condensação antes de o ar chegar às lentes.

 

Modelos e produtos

— Não se esqueça que o modelo dos óculos também influencia muito o embaciamento. Na hora de escolher um novo par, opte por um modelo mais afastado dos olhos. A Franco Oculista tem muitos modelos, incluindo alguns de marcas 100% portuguesas.

— As toalhitas de limpeza e os produtos anti-embaciamento são recomendados por óticas e profissionais. No entanto, antes de utilizar estes produtos, deve lavar os seus óculos com água e sabão para garantir a remoção do pó. Não se esqueça que as lentes são sensíveis, deve manuseá-las com cuidado para não as arranhar, riscar ou destruir a película protetora de fabrico.

 

Franco Oculista
Av. da Liberdade, 312 4710-250 Braga
253 274 724 / 917279121 / 917209013

 

 

Deixar comentário