Notícias

Rede temporária de Transporte Público de Passageiros Essencial é gratuita

A Comunidade Intermunicipal do Cávado, em articulação com a Autoridade Intermunicipal de Transportes do Cávado (AITC) e com os Municípios de Amares, Esposende, Barcelos, Braga, Terras de Bouro e Vila Verde, lançou uma Rede de Transporte Público de Passageiros Essencial, para serviço das populações a curto prazo.

A Rede é composta por um total de 10 carreiras, com 36 circulações diárias, contabilizando um total de 1242 km diários. Os horários foram adaptados de modo a permitirem as habituais deslocações profissionais e acessos aos centros urbanos e basearam-se nos dados históricos de procura, permitindo com um número reduzido de carreiras, servir a maior população possível.

Após o cancelamento das atividades letivas, e com a declaração dos estados de emergência, o transporte público de passageiros sofreu reduções drásticas, tendo inclusivamente sido totalmente suspenso na maioria dos Municípios do Cávado.

“Neste sentido, foi identificada como prioritária a reativação de serviços de transporte público de passageiros considerados essenciais, e que asseguram num período transitório, níveis mínimos de mobilidade às populações”, adianta a  Comunidade Intermunicipal do Cávado em comunicado.

Durante este período transitório as condições de utilização da Rede são especiais: não haverá lugar à cobrança de bilhetes nem carregamento de passes, pelo que a circulação será livre. A lotação dos veículos é de dois terços da sua lotação máxima e não será permitida a circulação de passageiros sem máscara protetora. A entrada e saída dos passageiros será feita unicamente pela porta traseira.

“De realçar que esta Rede tem um caráter temporário e será reavaliada periodicamente pela CIM Cávado, de modo a poder adaptar-se a uma realidade profundamente dinâmica e imprevisível como a que se vive atualmente”, explica a Comunidade Intermunicipal.

 

Deixar comentário