Notícias

URBAC19 vai para a rua em protesto contra falta de apoios à restauração

A URBAC19 — União de Restaurantes de Braga de Apoio ao COVID 19 leva a cabo, amanhã, dia 6 de maio, em parceria com a Câmara Municipal de Braga, um conjunto de iniciativas em protesto contra a falta de apoios ao setor da restauração.

A iniciativa tem início às 12h00, na Praça do Município, e tem como objetivo mostrar o desagrado dos empresários relativamente à forma como estão a ser tratados, neste período “complicado” das suas vidas.

“Pretendemos dar rosto à nossa luta, à nossa união, para que não sejamos trucidados por esta pandemia e pelas medidas inócuas que nos propõem”, assinalam em comunicado à qual a Revista Minha teve acesso.

No leque de ações previstas estão uma exposição de mesas de todos os restaurantes aderentes, separadas pela distância referida no seu manual de procedimentos; uma exposição de “cadáveres” e espantalhos, “demonstrando o sentimento de derrota e morte anunciada ao sector”; será ainda efetuada uma entrega simbólica de chaves dos restaurantes ao presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, “demonstrando impotência e vontade de deixar nas mãos dos governantes” a responsabilidade do cumprimento das obrigações destes estabelecimentos “como efetuado com todas as empresas nacionalizadas”.

Refira-se que o Movimento tem efetuado diversas reuniões com as mais diversas entidades locais e nacionais, onde são explicadas as razões do descontentamento geral, associadas a todos os restaurantes que compõem a URBAC19.

“A compreensão não é fácil porque as associações são politizadas e/ou direcionadas para áreas mais fortes e cujos interesses, ao contrário do que se pretende mostrar, colidem com a restauração. Damos como exemplo a hotelaria. Aos nossos governantes e membros do parlamento, poucas boas propostas lhes chegam para melhorar a nossa situação e eles, também, ainda não perceberam, ou não quiseram perceber, muito bem a sua gravidade! Não nos revemos nas medidas apresentadas pelas associações do setor. Sendo assim, já entregamos um manual de procedimentos, tendo por base o modelo do HACCP, já existente, adaptado a esta nova realidade. Este documento foi feito a pensar única e exclusivamente na restauração e nos seus clientes para que todos se sintam confortáveis e seguros na reabertura dos nossos estabelecimentos”, assinalam no comunicado.

A URBAC19 é um movimento cívico espontâneo que reúne cerca de centena e meia de restaurantes da cidade de Braga e que represent perto de mil e quinhentos postos de trabalho nesta região.

“Poderíamos ser mais, muitos mais, no Minho e em Portugal, mas a amostra é reveladora do estado em que se encontra o setor. Entendemos que a nossa realidade deveria vir para a rua”, terminam.

Na iniciativa está prevista a presença dos empresários da restauração que compõem a URBAC19, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, e também o Presidente da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins.

 

 

Deixar comentário