Finanças

Quatro dicas para falar de poupança em Família 

Uma das coisas mais importantes que devemos ter em consideração quando queremos e podemos começar a poupar é olhar para todos os gastos do agregado familiar e visualizá-los de forma a ter consciência do que gastamos! Porque não começar em família? É importante falar em poupança em família. Para isso, toda a família deve estar envolvida para conseguir chegar a um equilíbrio financeiro e perceber verdadeiramente por onde começar, quando e como. 

Aqui ficam algumas dicas:

 

Criar um ou mais objetivos de poupança 

É importante definir objetivos de poupança para ter algo que nos motive a concretizar. Ir mais além, definir mais do que um objetivo e por períodos de tempo diferentes.

Vejamos, então, porque não definir um objetivo para daqui a um ano poder ir de férias? Ora muito bem! Para isso tenho que poupar quanto por mês? Para onde quero ir? Quanto vai ser necessário gastar na viagem que vou fazer?

Depois destas questões analisadas, defina um plano de poupança para este objetivo que traçou.

 

Falar de dinheiro em família e com as crianças

Uma das mais importantes dicas nos dias de hoje! Falar de dinheiro deve estar em cima da mesa por ser um assunto de todos e para todos.

Um dos temas de que mais gosto de falar é de educação financeira para crianças! E como brincar é uma excelente forma de aprender… hoje trago-vos dois jogos que ensinam as crianças a lidar com o dinheiro e com a poupança!

O famoso Monopólio

Quem nunca passou bons momentos a jogar Monopólio? Este jogo, que nos é tão familiar, é também uma excelente forma de as crianças aprenderem a tomar decisões e a gerir o dinheiro. O melhor? Há várias edições, inclusive para crianças!

O Jogo da Vida

Este é mais um jogo de tabuleiro que promete muitas e divertidas horas em volta da mesa, em família! Um jogo onde todas as fases da vida são simuladas e onde as crianças vão ter a oportunidade de tomar várias decisões, inclusive financeiras.

Acredite: jogar este tipo de jogos com os seus filhos vai ajudar a que eles tenham noções financeiras desde muito cedo, o que incentiva a que sejam adultos mais responsáveis. 

 

Criar um mealheiro para a família

Sim, para os pais também, porque primeiro que tudo vão dar o exemplo! E porque não neste mealheiro para cada um dos pais colocar todas as moedas que estejam a mais na carteira? E também pode pensar em colocar lá uma nota de 5€ sempre que tenha uma na carteira. Vai ver que ao final do mês começa a crescer! Quanto às crianças, reforce o mealheiro sempre que ela receba uma prenda dos avós, por exemplo, e ensine-lhe o que é a poupança, para que serve e porque é que é importante poupar. 

 

Registar todas as despesas mensais

É muito importante termos o controlo das nossas despesas. Para isso, temos que saber exatamente quais as despesas fixas e variáveis.

Esta dica é muito importante para podermos poupar e saber como fazê-lo todos os meses. O grande objetivo é, depois de todas as despesas anotadas – numa simples folha de papel, num ficheiro Excel, ou através da plataforma Boonzi, que faz de uma forma muito simples e rápida a gestão das despesas – saber exatamente o que está a gastar. E isto não é mais do que a gestão de um orçamento familiar!

Após a análise das despesas fixas e variáveis, vamos de certeza comprovar que estamos a ter custos supérfluos e que podemos desta forma canalizá-los para uma poupança.

Esta dica vai-lhe permitir poupar dinheiro de forma consciente e sustentada e vai passar a ter a noção verdadeira de todos os gastos, para saber por onde começar a poupar.

É claro que poupar em família é melhor e mais importante, porque a partilha de conceitos financeiros ajuda na elaboração de estratégias e definição de objetivos de poupança que poderão ajudar a ter um futuro melhor. E porque não começar já?

 

Carina Meireles
Consultora Financeira

 

Para saber mais dicas, não perca todas as novidades em: 

Instagram: http://www.instagram.com/carina.meireles.consultora/
Facebook: https://www.facebook.com/carinameirelesconsultorafinanceira/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/cm-consultoria-financeira

 

 

Deixar comentário