Mundo Pet

Os animais também têm calor!

As temperaturas começam a aumentar e os seus animais também sentem o calor, apresentando até alguns comportamentos diferentes do habitual. 

Que cuidados extra devemos ter nestas alturas?

Água fresca

Certifique-se que os seus animais têm sempre água fresca à mão, já que é normal terem mais sede com o calor, tal e qual como acontece connosco. Tenha atenção a uma coisa: água fresca não é o mesmo que gelada! Tenha também cuidado para que o animal não beba demasiada água, dado que poderá irritar-lhe o estômago.

Sombras e zonas frescas

Se vive numa moradia e o seu animal passa muito tempo no exterior, certifique-se também que há zonas de sombra que ele possa utilizar para descansar, por exemplo. Comida e água também não devem estar ao sol. Se tem animais em gaiolas ou terrários perto da janela, talvez seja uma boa altura para mudá-los para um sítio mais fresco.

Por falar em janelas…

Por falar em janelas, varandas ou outros locais potencialmente altos, tenha especial atenção a estas zonas: com o calor, é normal que alguns animais procurem mais frequentemente estes sítios em busca de algum ar refrescante. Não deixe o seu animal em sítios altos sem supervisão: uma janela entreaberta é o suficiente para ocorrer uma tragédia. Os animais não são máquinas e nem sempre calculam bem os perigos!

Protetor solar

Sabia que existem protetores solares próprios para animais? Talvez esteja na altura de investir num! Aplique o protetor nas zonas mais sensíveis e com pouco pelo, como orelhas, focinho e à volta dos olhos.

O diferente pode ser normal

É normal ver os seus bichinhos mais vezes de língua de fora, mais pachorrentos ou com menos apetite. São comportamentos ligeiramente diferentes dos habituais, mas são normais. Tal como nós, respondem de forma diferente a diferentes estímulos externos e, com o calor, é natural que não estejam tão espevitados como de costume.

Cuidado com o exercício

A maioria dos bichinhos gosta de correr e, se estivermos a falar de cães, é natural que não queiram abdicar das suas brincadeiras favoritas, como apanhar um brinquedo e levá-lo ao dono. Não deixem de brincar, mas não exagerem nas corridas e exercícios. Façam pausas na brincadeira e aproveite esses momentos para oferecer um pouco de água ao seu animal.

Passeios madrugadores ou noturnos

Se têm um animal que precisa de ser passeado, prefira os passeios logo pela manhã, bem cedo, ou à noite. Evite o asfalto e o cimento, sobretudo em outras alturas do dia. Nós usamos sapatos, mas os animais não! Não têm nada que lhes proteja as patinhas do contacto com o chão, que pode mesmo chegar a queimá-los. Pode verificar a temperatura do chão com teste simples: encoste a palma da sua mão ao asfalto durante dez segundos. Se for desconfortável para si, será desconfortável para o seu animal.

O que NUNCA, nunca, nunca fazer!

Não deixe o seu animal sozinho no carro. Nunca, em cincunstância alguma. Nem com uma pequena abertura para poder respirar. A temperatura de um carro ao sol – ou mesmo à sombra, num dia de calor – pode chegar rapidamente a níveis fatais para o seu animal. Já para não falar do stress que lhes causa estarem fechados num espaço tão pequeno e, às vezes, com interações indesejadas do lado de fora (pessoas a baterem nos vidros, por exemplo).

 

 

Deixar comentário